NOTICIAS

Botion destaca transparência no governo em evento de congresso – Notícia de Limeira – JORNAL DE LIMEIRA

Compartilhe

 Na apresentação, Botion destacou os três principais segmentos econômicos de Limeira

 O prefeito Mario Botion participou na manhã desta quinta-feira (28) do “6º Congresso Pacto pelo Brasil 2022”, evento realizado pelo Observatório Social do Brasil e pela Escola da Cidadania. Botion foi um dos participantes do painel “Gestão Pública e Excelência” – “Intercâmbio de Prefeituras”. No evento, Botion destacou medidas que levaram o município a ser referência em transparência pública durante a sua gestão.

 O debate, ocorrido de forma online, foi conduzido pela cientista política Priscila Vieira e teve as participações do prefeito de Indiaroba (SE), Adinaldo do Nascimento Santos e do secretário municipal de Governança de Maceió (AL), Antonio Carvalho e Silva Neto.

 Na apresentação, Botion destacou os três principais segmentos econômicos de Limeira: o setor de joias folheadas, de indústria mecânica e metalúrgica, e de produtora de mudas cítricas, ornamentais e frutíferas. Reforçou ainda a característica do município de ter uma economia diversificada e de estar situada numa região estratégica, entre as três principais rodovias do Estado.

 TRANSPARÊNCIA

 As ações adotadas pela administração voltadas para a transparência foi o ponto central da exposição de Botion durante o painel. O prefeito destacou a vigência de uma lei municipal que estabelece um programa de metas para o governo como uma importante ferramenta no quesito de transparência. A lei foi proposta por Botion durante seu mandato de vereador (2009-2012).

 A partir de 2018, foram incluídas no Plano Plurianual (PPA), 90 metas propostas pelo seu governo. Segundo balanço submetido a OSB de Limeira, 83% destas metas foram atingidas em 2018, e 86% em 2019. Devido à pandemia, que afetou algumas das medidas administrativas, o índice médio de quatro anos (até 2021) ficou em 73%.

 Além do plano de metas, o município de Limeira, conforme relatou o prefeito, constituiu outras ferramentas importantes de transparência, como o Portal de Transparência, o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social e o Conselho Municipal dos Usuários dos Serviços Públicos.

 Propostas estabelecidas ainda no plano de governo para a sua primeira gestão (2017-2020) ainda reforçam o conceito de transparência do governo, como o Comitê de Gestão Popular (que reúne representantes de bairros em encontros com a Administração a cada três meses), o Prefeito no Bairro (deslocamento da estrutura da Prefeitura para atendimento mensal em bairros), e ainda o 156 (serviço que recebe demandas da população e faz o acompanhamento do atendimento). As ações fizeram com que Limeira ficasse em segundo lugar no Estado e sétimo no Brasil, em rankings de transparência.

 COMPRAS

 Ações governamentais que reforçam o apoio ao empreendedorismo na cidade também foram destacadas por Botion durante o painel. Ele citou, por exemplo, um programa feito em parceria com o Sebrae que levou treinamento às empresas de Limeira para que elas passassem a participar com mais efetividade de compras junto ao setor público, por meio de concorrência. Ao mesmo tempo, houve treinamento de equipes internas.

 O resultado foi altamente positivo, elevando os valores totais de compras de pequenas empresas de Limeira, de R$ 1 milhão para R$ 7 milhões. O programa garantiu a Botion o prêmio de Prefeito Empreendedor de 2019, pelo Sebrae. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.