NOTICIAS

Comitê promove ações para fortalecer aleitamento materno em Limeira – Notícia de Limeira – JORNAL DE LIMEIRA

Compartilhe

 As atividades do “Agosto Dourado” começam com a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre de 1º a 7 de agosto

 O Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável e a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, iniciam na próxima semana as ações para marcar o “Agosto Dourado”. A campanha é dedicada à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, sendo que a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Os destaques são a “Semana Municipal de Aleitamento Materno”, a palestra “Educação e Suporte: um olhar sobre a importância e incentivo ao aleitamento materno no ambiente de trabalho” e uma exposição na Câmara Municipal.

 As atividades do “Agosto Dourado” começam com a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre de 1º a 7 de agosto. No âmbito local, a Semana Municipal de Aleitamento Materno desenvolverá, no período, ações em vários segmentos de saúde, como hospitais, Banco de Leite Humano da Santa Casa e em Unidades Básicas de Saúde. Além disso, o Comitê de Aleitamento iniciará treinamentos nas creches municipais.

 A Câmara Municipal também recebe na próxima semana a exposição de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, com imagens e dados importantes sobre a temática. A exposição fica em cartaz no Espaço Cultural Vereador Dr. Milton Ferrari, das 8h às 18h. A realização é do gabinete da vereadora Terezinha da Santa Casa, em parceria com a Escola Legislativa Paulo Freire e com o Comitê de Aleitamento.

 Autora das leis que instituíram o Comitê de Aleitamento e a Semana Municipal de Aleitamento Materno, Erika Tank falou sobre a importância do “Agosto Dourado”. As leis foram regulamentadas em 2018 pelo prefeito Mario Botion. “Desde meu primeiro mandato como vereadora, promover e difundir a amamentação através de políticas públicas foi uma das tônicas de meu trabalho”, comentou Erika. “O assunto é muito significativo e o nosso governo está dando todo o apoio ao trabalho, seja com a regulamentação das leis e também com atividades práticas”, declarou Mario Botion.

 

 PALESTRAS

 A vice-prefeita também elaborou outras leis de incentivo, como a que proíbe a importunação das mulheres que queiram amamentar em espaços públicos e particulares, a que estabelece às mães o direito de amamentar os filhos durante concursos públicos na esfera municipal, e ainda, o programa “Escola de Peito”, que autoriza a entrada das mães de crianças matriculadas nas creches, para a amamentação no próprio local, com o objetivo de incentivar ações de promoção, proteção e apoio à amamentação continuada na rede municipal de ensino. “Acompanho ativamente o desenvolvimento e aplicações das leis”, disse.

 Para 23 de agosto, o Comitê de Aleitamento programou a palestra “Educação e Suporte: um olhar sobre a importância e incentivo ao aleitamento materno no ambiente de trabalho”, que acontece às 19h, na Acil. O tema será abordado pela pediatra e neonatologista da Santa Casa, Soraia Drago Menconi, que também preside o Comitê Municipal de Aleitamento. Segundo a neonatologista, o aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida do bebê é uma estratégia de saúde essencial para reduzir a morbidade e mortalidade infantil, especialmente a neonatal. A iniciativa tem apoio da Acil e do Conselho da Mulher Empreendedora. A Acil fica na Rua Santa Cruz, 647, no Centro. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *