Atividade foi a primeira em que as crianças visitantes do Parque receberam brindes gratuitos personalizados do Zoo Municipal. A iniciativa vai se repetir em todos os fins de semana deste mês de férias escolares
Quando os chimpanzés Paulinho e Kelly receberam um bolo especial, em comemoração ao Dia Mundial do Chimpanzé, não foram somente eles que se entusiasmaram. Já havia um grande público próximo ao recinto onde eles habitam, no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, entre as pessoas, o prefeito Rodrigo Manga, a secretária do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Luciana Mendes, e a secretária de Comunicação, Fernanda Burattini, além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, membros da equipe do Zoo, outros técnicos e servidores da Sema. A ação aconteceu na manhã deste sábado (15), durante a atividade “Hora do Bicho”, em referência à data internacional, que é celebrada no dia 14 de julho.
Esses presentes, oferecidos com muito carinho pelos profissionais do Zoo aos animais, são os chamados “enriquecimento ambiental”, que nada mais é do que uma ferramenta utilizada para estimular os comportamentos naturais dos animais. São itens adicionados aos recintos que despertam a curiosidade, a busca por alimentos, propiciam maiores períodos de atividade, estímulos aos órgãos do sentido, entre outros benefícios às espécies. Essas ações ocorrem de forma rotineira no Zoológico Municipal e contribuem para manter altos níveis de qualidade de vida aos animais. E, neste sábado, o público teve a oportunidade de presenciar e participar dessa iniciativa.
O prefeito Rodrigo Manga também aproveitou o momento de lazer para prestigiar o evento, que reúne diversão e conhecimento, sendo especialmente dirigido às crianças, para informar que, durante todo o mês de férias escolares, as crianças visitantes do Zoo Municipal receberão brindes, sendo uma viseira e um squeeze personalizados, que vão tornar o passeio ainda mais marcante para elas. Assim, além de participarem da ação realizada pelo zoológico e poder levar para casa desenhos para colorir, com a temática da comemoração, elas ainda recebem um kit especial. “É uma alegria ver tantas crianças interessadas em saber mais sobre a vida dos animais silvestres, como os chimpanzés, e poderem desfrutar desse momento tão importante em família”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.
“Além da atenção constante com o bem-estar animal, também estamos sempre atentos em oferecer a melhor experiência ao público que visita o Parque Zoológico Municipal. A oferta dos brindes especiais para as crianças, aos finais de semana deste mês de férias, segue essa premissa e torna o momento de lazer em família ainda mais presente na memória”, comenta a secretária da Sema, Luciana Mendes.
Ainda, durante as comemorações do Dia Internacional do Chimpanzé, também havia uma equipe de monitores oferecendo pintura facial às crianças. “A ideia desta data é, justamente, chamar a atenção da população para essa espécie, que está ameaçada de extinção na natureza, e informar e conscientizar a respeito, sendo uma das principais formas de contribuirmos para a sua preservação. Um desses meios é reciclando baterias, já que a extração de minérios na natureza contribui para a degradação do habitat natural dos chimpanzés”, explicou a bióloga do Zoológico Municipal, Peônia B.M. de Pereira, que é responsável pela educação ambiental no Parque.
Um dos Zoos mais completos da América Latina
Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além do lazer ao público, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.
A ação de Educação Ambiental realizada neste sábado é um exemplo, com o objetivo de aproveitar a data comemorativa para aproximar o público dos animais, além de sensibilizar as pessoas para a importância da conservação da fauna. O Dia Mundial do Chimpanzé relembra a primeira visita de Jane Goodall ao Gombe Stream National Park, em 1960, na Tanzânia, país do continente africano. A pesquisadora foi a primeira pessoa a estudar os chimpanzés em seu habitat natural e a data reforça a relevância de se produzir mais conhecimento a respeito, além de atuar em prol da conservação desse grande primata.
O Parque Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h. Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.
Fotos: Michelle Alves/Secom