NOTICIAS

Professor do IFSP coordena pesquisa inovadora com a utilização de nióbio – IFSP – Portal Institucional – JORNAL DE LIMEIRA


Professor do IFSP coordena pesquisa inovadora com a utilização de nióbio

Projeto está em desenvolvimento até 2024 e recebeu mais de R$ 700 mil em fomento do CNPq 

Compartilhar   WhatsApp    

O professor Givanildo Alves dos Santos, do Campus São Paulo, é responsável por coordenar uma equipe, composta por pesquisadores do IFSP e de outras instituições, que está desenvolvendo um projeto inovador. O projeto de pesquisa aplicada consiste no desenvolvimento e na diversificação de aplicações de ligas não ferrosas com a inserção do metal nióbio, especificamente ligas especiais de cobre nos seguintes setores: do agro, de transporte e de aeronáutica. 

O projeto foi selecionado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 23/2022 – InovaNióbio, e recebeu um total de R$ 770.973,33, recurso destinado para a aquisição de equipamentos, materiais de consumo e bolsas de pesquisa (de Desenvolvimento e de Iniciação Tecnológica e Industrial).  

O Desenvolvimento do projeto teve início em dezembro de 2022 e segue até dezembro de 2024. De acordo com o professor Givanildo, os trabalhos estão em fase de processamento e caracterização das primeiras ligas especiais de cobre com nióbio. 

Pesquisadores do IFSP, partindo da esquerda: Rogério Teram, Givanildo Alves dos Santos e Mauricio Silva Nascimento Segundo o coordenador, o estudo é inovador desde a linha de pesquisa, que se refere a ligas especiais de cobre com nióbio. “É mais comum pesquisas que envolvam ligas de ferro com nióbio. Além disso, envolve parceria de pesquisa tecnológica com a empresa Termomecânica São Paulo S.A., com participação efetiva de pesquisadores do  Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensaios — CPDE. Trata-se, portanto, de pesquisa aplicada realizando o elo entre academia e indústria”, afirmou. 

A equipe responsável pelo projeto é composta por três docentes pesquisadores — bolsistas de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI), sendo o professor Givanildo o coordenador—, além dos docentes Mauricio Silva Nascimento e Rogério Teram, todos do Campus São Paulo. Também fazem parte do grupo os professores Paulo Roberto Mei (professor visitante do IFSP) Antonio Augusto Couto e Jan Vatavuk, ambos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Por se tratar de um projeto de pesquisa aplicada, tem a participação dos pesquisadores Marcio Rodrigues da Silva, Vinicius Torres dos Santos e Flávia Lobo, vinculados à empresa Termomecânica.  

Por último, mas não menos importante, o time conta com quatro estudantes do curso de Engenharia Mecânica do Campus São Paulo (bolsistas de Iniciação Tecnológica e Industrial Nível A): Luis Henrique Alves da Silva, Nathan Celso Cordeiro, Paulo Eduardo Guedes Pereira e Vinicius da Silva Paz, bem como mais três alunos do curso Técnico em Mecânica integrado ao ensino médio (bolsistas de Iniciação Tecnológica e Industrial Nível B): Adrian Gonçalez dos Santos, Felipe Saraiva Rodrigues e Murillo de Andrade Mathias. 

  

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *