NOTICIAS

IFSP é representado em evento mundial de Educação Profissional e Técnica – IFSP – Portal Institucional – JORNAL DE LIMEIRA


IFSP é representado em evento mundial de Educação Profissional e Técnica  

Instituição fez parte de delegação do Conif durante congresso mundial no Canadá 

Compartilhar   WhatsApp    

Além de ser premiado com a medalha de prata na categoria Applied Research and Innovation do “Awards of Excellence 2023” do Congresso da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, sigla em Inglês), no mês de abril, o IFSP integrou a delegação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica  (Conif), discutindo parcerias internacionais a fim de oferecer,  sobretudo, aos pesquisadores do IFSP o diálogo com outras instituições do mundo.  

Wagner Belo (quinto da esquerda para a direita em pé), assessor de Relações Internacionais do IFSP, durante evento no CanadáRepresentado pelo assessor de Relações Internacionais do IFSP, Wagner Bello, que assumiu o cargo no último dia 2 de maio, o IFSP compôs a delegação do Conif, formada por 25 membros entre assessores internacionais, diretores de câmpus e reitores de diversas instituições brasileiras durante o WFCP, realizado, neste ano, na cidade de Montreal, no Canadá. No evento, estiveram presentes mais de 1.500 delegados de todas as partes do mundo, “os quais discutiram os rumos da internacionalização e das parcerias internacionais dentro do eixo tecnológico no qual estamos inseridos”, afirma Wagner Belo.  

O representante do Instituto Federal de São Paulo destaca a oportunidade de estabelecer contato com delegados de diferentes países: “essas ações pensam em expandir o espaço de internacionalização do IFSP de forma sustentável, propondo ações, modelos, parcerias e algum tipo de interlocução com instituições estrangeiras para incrementar os pilares Pesquisa, Ensino e Extensão. A internacionalização, nesse contexto, é um instrumento de potencializar as nossas capacidades”. 

Essas parcerias visam, sobretudo, “aumentar a capilaridade para que nossos pesquisadores e as pesquisas desenvolvidas na Instituição possam dialogar, interagir e ter suas ações incrementadas a partir do contato com outras instituições de outros países”, avalia. Wagner Belo aponta que a mobilidade estudantil também pode ser um dos resultados dos acordos firmados com instituições estrangeiras.  

No dia 25 de abril, o professor Alexandre Brincalepe, do Câmpus São Paulo do IFSP, recebeu a medalha de prata pelo desenvolvimento do projeto que utiliza a tecnologia de robôs complacentes. O prêmio celebra as contribuições notórias de instituições e indivíduos de várias partes do mundo na promoção da educação profissional e tecnológica de qualidade, bem como o desenvolvimento social e econômico mais amplo. Saiba mais aqui.

Brincalepe (ao meio) durante premiação do WFCPMesmo sendo tão recente, a premiação já está trazendo retorno positivo para o Laboratório de Controle Aplicado do Câmpus São Paulo, onde a inovação foi desenvolvida. “Logo após a premiação, eu e Brincalepe nos reunimos em Toronto e, nesta terça-feira (2), encontrei os alunos envolvidos no projeto, no Câmpus São Paulo. O professor me explicou sobre os desdobramentos do evento e que existe a expectativa de levar e captar parceiros internacionais para incrementar as ações desenvolvidas pelo laboratório, lembrando que esse projeto foi iniciado há oito anos. Entre as perspectivas possíveis estão acordos de cooperação com Portugal, além da intenção de parcerias com Noruega e Austrália” revela o assessor.  

Após o evento, Wagner Belo participou, enquanto membro da delegação do Conif, de dois eventos complementares ao WFCP. No dia 26, visitou o College LaSalle, em Montreal, e, nos dias 27 e 28 de abril, compareceu em um fórum da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, em Toronto, em que foram debatidos temas como meio ambiente, inovação e internacionalização.  

No momento, a Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do IFSP, ligada à Pró-reitoria de Extensão (PRX), faz o trabalho pós-evento. “Estamos trabalhando na construção e manutenção dessas pontes e vínculos com instituições estrangeiras. Foram muitas prospecções, além da divulgação do nome do Instituto Federal de São Paulo”, conclui Wagner.  

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *