ESPORTES

Palmeiras 0 (6) x (5) 0 Atlético-MG – Verdão bate Galo nos pênaltis e avança às semifinais


Palmeiras 0 (6) x (5) 0 Atlético-MG – Verdão bate Galo nos pênaltis e avança às semifinais

Após cinco cobranças perfeitas de cada lado, Rubens perdeu a sexta e Murilo converteu para confirmar a vaga alviverde

Categorias: Grandes clubes de São Paulo

Por: Agência Futebol Interior, 11/08/2022

Foto: Karen Fontes / Futebol Interior

São Paulo, SP, 10 (AFI) – Foi com emoção até o fim, mas o Palmeiras está mais uma vez nas semifinais da Copa Libertadores da América. Na noite desta quarta-feira, o time paulista empatou sem gols com o Atlético-MG, no Allianz Parque, em São Paulo (SP), e forçou a decisão nos pênaltis, pois o primeiro jogo, no Mineirão, foi 2 a 2. Após cinco cobranças perfeitas de cada lado, Rubens perdeu a sexta e Murilo converteu para confirmar a vaga alviverde.

Agora, o Palmeiras irá enfrentar o vencedor de Athletico-PR x Estudiantes-ARG, que jogam na quinta-feira. No primeiro jogo, em Curitiba (PR), empate sem gols. A outra semifinal será entre Flamengo e Vélez-ARG. Os argentinos também jogaram nesta quarta-feira e eliminaram o compatriota Talleres, ao vencer por 1 a 0 – agregado de 4 a 2.

VERDÃO COM UM A MENOS!

A noite estava fria, mas a torcida do Palmeiras esquentou o Allianz Parque. Antes mesmo da bola rolar, a torcida já fazia a festa e não desanimou com a chuva, que esperou o jogo começar para cair em São Paulo. Os times entraram em campo sem nenhuma novidade na escalação, obviamente que não contamos como novidade as entradas de Rony e Guilherme Arana, pois já eram previstas.

O que foi diferente foi a postura do Atlético, que não esperou o Palmeiras para atacar. Apesar do apoio de sua torcida, o Verdão começou  igual o clima da cidade, frio, e teve a primeira chance apenas aos seis minutos, em uma jogada individual de Piquerez. Antes, no entanto, o Galo já havia arriscado em um arremate de Ademir, nas mãos de Weverton.

A tática do Palmeiras era evidente, marcar individualmente atrás do meio do campo e partir no contra-ataque. Aos 14 minutos, chegou a encaixar uma boa jogada, após toque de letra de Rony, Gustavo Scarpa pegou na esquerda e mandou para fora. Do outro lado, era bola em Hulk. O atacante arrancou nas costas de Marcos Rocha, chegou até a linha de fundo e chutou. Weverton até bateu na trave, mas segurou a bola.

O Atlético não caiu na armadilha do Palmeiras e tirou o contra-ataque do time alviverde, mas em um corte desconcertante de Zé Rafael, o Verdão teve grande chance na falta de Scarpa. O meia jogou na barreira. O lance continuou ainda com vários ‘quase’. Hulk, em uma dividida com Murilo, por muito pouco não saiu na cara do gol. Do outro lado, Rony tentou colocar para Veiga dentro da área, mas o camisa 23 não alcançou a bola.

O Palmeiras era melhor na partida até que aos 29 minutos Danilo acertou com a sola a perna de Zaracho em um lance bobo, no meio de campo. Roldán chegou a dar o cartão amarelo, mas o árbitro foi até a cabine do VAR, mudou de opinião, e aplicou o vermelho. O volante foi um dos destaques no primeiro semestre, chegou à seleção, mas deixou o Verdão em situação complicada em um jogo decisivo de Libertadores.

E não demorou para o Atlético encontrar os espaços que até então não havia achado dentro da partida. Mariano achou Hulk pela esquerda. O atacante costurou a marcação e chutou para a defesa de Weverton. Mas o Palmeiras se segurou, a torcida apoiou e o primeiro tempo acabou com o placar em 0 a 0.

Fotos: Karen Fontes / Futebol Interior

SEGUNDO TEMPO

Na volta do segundo tempo, o Palmeiras até entrou no embalo da torcida, que não parava de cantar um minuto sequer, mas o homem a menos o limitou de fazer grandes ações. Aos dez minutos, a tão sonhada apareceu depois de um lateral cobrado por Marcos Rocha. Zé Rafael, dentro da área, tinha o gol aberto, mas chutou mascado e jogou para fora.

Demorou, mas o Atlético respondeu à pressão do Palmeiras. Aos 15 minutos, em uma sequência de erros da defesa alviverde, Mariano deu belo cruzamento, Jair chegou de peixinho, muito próximo da pequena área, e jogou rente à trave de Weverton. O lance inflamou o Galo e sua torcida, que começou a também ser ouvida dentro do estádio. No embalo, Zaracho soltou o pé, mas o goleiro alviverde pegou mais uma.

Ao lado da torcida que canta e vibra, o Palmeiras igualou a força do Atlético, mas a situação piorou ainda mais aos 38 minutos, quando Scarpa sofreu falta, mas calçou Allan. O meia recebeu o cartão vermelho e deixou o time alviverde sem dois jogadores. O Atlético foi para o abafa e quase marcou com Hulk. Ele saiu na cara de Weverton e jogou caprichosamente para fora.

Os últimos minutos foram de muita emoção para ambos os lados. Após um cruzamento de Hulk, Nacho jogou na trave. Ainda deu tempo de Vargas ser expulso por peitar o árbitro. O Palmeiras teria uma falta para bater, o Roldán resolveu encerrar o jogo. Com isso, a classificação foi nos pênaltis.

Nos pênaltis, Palmeiras e Atlético acertaram as cinco cobranças. Mas alternadas, Rubens perdeu e Murilo deu a vaga ao time alviverde.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras 0 0 Atlético-MG Fase: Quartas de Final Rodada: 2ª rodada Data: 10/08/2022 Hora: 9:30 pm Arbitro: Wilmar Roldán (COL) Assistentes: Alexander Guzman (COL) e Wilmar Navarro (COL) Estádio: Allianz Parque Público: 40.433 pagantes Endereço: São Paulo (SP) Renda: R$ 4.394.735,85 Cartões Amarelos: Atlético: Guilherme Arana, Hulk, Nathan Silva e Zaracho Cartões Vermelhos: Palmeiras: Danilo e Gustavo Scarpa Palmeiras

Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Rony e Dudu (Luan)

Técnico: Abel Ferreira Atlético-MG

Éverson; Mariano, Júnior Alonso, Nathan Silva e Guilherme Arana (Rubens); Jair, Allan e Zaracho (Eduardo Sasha); Ademir (Nacho Fernández), Hulk e Keno (Vargas)

Técnico: Cuca

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *