Uncategorized

Com foco em empregos verdes, Rio lança campanha para ampliar vagas no setor – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio (SMTE), em parceria com o Escritório de Planejamento da Cidade do Rio de Janeiro, lançou, na quarta-feira (6/11), questionário da nova Campanha de Empregos Verdes, disponibilizado por meio da plataforma interativa participa.rio.

Na campanha, a população carioca é convidada a expressar seus interesses e demandas para que políticas públicas de incentivo à geração de mais empregos verdes (ambientalmente sustentáveis) sejam elaboradas. Com o questionário oferecido, a ideia é medir o grau de conhecimento da sociedade carioca sobre a temática dos empregos verdes e identificar potencialidades do segmento. Segundo o Observatório do Trabalho Carioca, da SMTE, o Rio tem hoje mais de 2 milhões de postos de trabalho formal. Com 40% das vagas ocupadas por empregos verdes, será atingida a meta de 800 mil postos de trabalho sustentáveis.

– Temos uma meta de que 40% das vagas formais no município sejam de empregos verdes. Para que isso aconteça, precisamos ouvir os trabalhadores, por exemplo, quanto à demanda por capacitações para essas novas oportunidades, o que é um tema do questionário da campanha – explicou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

Para participar da pesquisa é muito simples: basta acessar este site e preencher o questionário, o que dura em média cinco minutos. É a partir dos resultados da pesquisa que a SMTE aperfeiçoará os programas de capacitação e qualificação profissional já existentes, como o Rio+Cursos, para o foco no treinamento de trabalhadores para as funções da economia sustentável.

Empregos verdes, por definição da Organização Internacional do Trabalho, são aqueles que reduzem o impacto ambiental de empresas e de setores econômicos para níveis que sejam, pelo menos, sustentáveis e que combatem, por exemplo, as emissões de gases do efeito estufa.

Marcações: Campanha de Empregos Verdes Empregos verdes Prefeitura do Rio questionário