NOTICIAS

Prefeitura de Sorocaba inicia construção do primeiro empreendimento do programa Casa Nova Sorocaba no Jardim Tropical – Agência de Notícias – MAUÁ AGORA! – JORNAL DE LIMEIRA

SIGA-NOS 

A manhã deste sábado (8) foi de alegria para aqueles que aguardavam as obras do primeiro empreendimento do programa habitacional municipal Casa Nova Sorocaba, o maior do País nesse modelo. Isso porque a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), iniciou a construção do Residencial Vista Tropical, localizado na Rua Mário Bacaro, 250, no Jardim Tropical, Zona Oeste da cidade.

O trabalho é executado pela construtora Múltipla Engenharia, empresa vencedora do processo licitatório, em uma área de 10.482,77 metros quadrados, com prazo de entrega de até 18 meses. O primeiro empreendimento contará com 420 apartamentos e duas torres de 18 andares, cada. O condomínio contará com área de lazer, incluindo piscina, campo de futebol, churrasqueira e playground, além de sistema de energia fotovoltaica e de coleta seletiva e captação de água de chuva para reuso, totalizando 21.651,97 metros quadrados de área construída.

       

“O foco principal da nossa Gestão sempre foi ofertar moradias de qualidade e a preços acessíveis para a população sorocabana e, com esse grandioso projeto, teremos a oportunidade de tirar muitas famílias do aluguel. Enfrentamos um processo árduo e cheio de desafios para que, hoje, pudéssemos iniciar este novo ciclo do Casa Nova Sorocaba”, declarou o prefeito Rodrigo Manga, que esteve presente no ato.

No total, serão 80 moradias subsidiadas pelo Município, sendo: 26 unidades com subsídio de 100% (gratuitas); 12 com 75%; 15 com 60%; 12 com 50% e 15 com 25%. É importante que todos os sorteados mantenham sempre o cadastro no programa atualizado, incluindo toda a documentação necessária para a comprovação das informações apontadas para elegibilidade do direito às unidades do residencial.

“O local definido para receber o primeiro empreendimento do programa foi selecionado estrategicamente para atender às necessidades dos beneficiados. Este é um sonho que, finalmente, estamos tirando do papel e com boas notícias, já que conseguimos aprovar o loteamento ao lado para receber, futuramente, a gleba B do mesmo residencial”, anunciou o secretário da Sehab, Tiago da Guia.

Durante o ato de início das obras, o secretário ressaltou, ainda, que os munícipes que não foram sorteados, mas realizaram o cadastro habitacional no programa Casa Nova Sorocaba, terão prioridade na aquisição das moradias, se desejarem, e uma série de benefícios que facilitarão o financiamento junto à Caixa Econômica Federal (CEF).

Presente neste momento tão esperado, estava Andreza Aparecida Bello, de 35 anos, uma das moradoras sorteadas do Residencial Vista Tropical. “A expectativa era muito grande e, hoje, estamos vendo esse sonho se concretizar, com muita alegria. Sair do aluguel é algo que sempre quisemos e, agora, com o início da construção está ainda mais próximo de virar realidade”, disse a munícipe.

Estiveram presente, ao lado do chefe do Executivo sorocabano e do secretário da Sehab, os secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Samyra Toledo (Gabinete Central) e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom); mais o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o diretor de planejamento da construtora Múltipla Engenharia, Álvaro Vasconcelos; o correspondente da Caixa Econômica Federal, Nunes Martins; e o presidente da Cooperativa dos Trabalhadores da Construção Civil de Sorocaba e Região, Erculano Ramos Filho.

Já, a Câmara Municipal de Sorocaba esteve representada pelo seu presidente, vereador Cláudio Sorocaba, e pelos também vereadores Luis Santos, Caio Oliveira, Fábio Simoa e, representando o vereador Fausto Peres, o assessor Adilson Ramos.

Sobre o Casa Nova Sorocaba O programa habitacional municipal Casa Nova Sorocaba é uma iniciativa alinhada ao Plano de Governo da atual Administração, para construção de casas e apartamentos, por meio de parceria público-privada, que beneficiará milhares de famílias sorocabanas que, há anos, têm parte significativa da sua renda onerada com o aluguel e que, agora, terão a possibilidade de arcar com o financiamento do imóvel, por um valor bem abaixo do mercado. Ainda, parte dessas casas e apartamentos será entregue a custo zero para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Estão previstos, no mínimo, 40 empreendimentos pelo programa, porém, são mais de 330 terrenos públicos vazios na cidade, que estão em constante análise e estudo e que igualmente poderão ser utilizados no programa, para a realização de muitos outros empreendimentos.

Para viabilizar a construção de moradias, o Município cede terrenos públicos ociosos há anos, dotados de toda estrutura necessária no entorno, para as construtoras executarem as obras. Essas áreas são fruto de estudos técnicos específicos para delimitação da capacidade de suporte da infraestrutura, dos impactos urbanísticos e atendimento da demanda habitacional. São áreas onde há escolas, sistema de saúde, transporte coletivo, asfalto, iluminação pública e rede de saneamento.

O programa possibilitará a construção de unidades habitacionais de interesse social mescladas com unidades do mercado imobiliário. Parte dessas casas e apartamentos será entregue a custo zero para famílias em situação de vulnerabilidade social. Outra parte será destinada àquelas pessoas que pagam aluguel, com renda entre três e sete salários mínimos, e que poderão adquirir o seu imóvel próprio, pagando um valor da parcela do financiamento bem menor que o aluguel, conforme a renda. O restante será vendido pelas construtoras no mercado.

Os munícipes que foram contemplados e necessitam de atendimento podem recorrer à Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária, localizada na Rua Souza Pereira, 440, no Centro. Mais informações sobre o programa Casa Nova Sorocaba podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-7287, pelo e-mail: [email protected] ou, ainda, pelo site: https://habitacao.sorocaba.sp.gov.br/casa-nova/.

Fotos: Eduardo Santinon – Secom

Compartilhe isso:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *