NOTICIAS

ESPECIAL “HumanizAção” – Programa social encaminha jovem para o CAPS e possibilita nova perspectiva de vida – Agência de Notícias – JORNAL DE LIMEIRA

A transformação de vida de uma pessoa em situação de rua é uma missão diária, que necessita de fé, sensibilidade, cuidado, paciência e muita perseverança. Foi dessa forma que a equipe do programa “HumanizAção” conseguiu encaminhar o jovem Luiz para um novo caminho, com esperança e novas perspectivas.

Luiz, de 26 anos, trafegava pela cidade sem contato visual ou verbal, vivendo em situação vulnerável, sofrendo com uma espécie de invisibilidade e era constantemente monitorado pela equipe da Prefeitura de Sorocaba.

O jovem, em questão, passava seus dias sem nenhum autocuidado, revirando lixos para poder se alimentar. Neste sábado (21), em mais uma tentativa de abordagem social, uma integrante da equipe “HumanizAção” sentou-se ao lado do Luiz e lhe ofereceu um pão de queijo. Ele aceitou, aproximou-se e ela conversou um pouco, descobriu seu nome e lhe ofereceu abrigo. Porém, em uma reação já costumeira, em um primeiro momento, ele recusou.

Aí que a resiliência da missão diária entrou em cena. Após nova busca ativa, ele foi encontrado e, após outro convite, aceitou ser encaminhado para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) “Alegria de Viver”, no bairro Jardim Europa. Lá, Luiz tomou banho, recebeu roupas novas e limpas e recebeu um reforçado café da manhã.

No CAPS, Luiz conta com atenção estratégica dos serviços de saúde e atendimento constituído por equipe multiprofissional, que atua sob a ótica interdisciplinar e realiza atendimento específico para casos de sofrimento ou transtorno mental, incluindo as de necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.

“Esse é mais um exemplo de vida transformada. Cada aceitação é uma vitória individual e social. Por isso, contamos com essa equipe capacitada e focada na missão de recuperar vidas todos dias”, comemora o prefeito Rodrigo Manga.

Saiba como você também pode ajudar

A população também pode sempre colaborar com as atividades do “HumanizAção”, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de cuidados e acolhimento, assim como fazendo doações ao programa, pelo WhatsApp do “HumanizAção”: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secid e 153, da GCM.

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *