NOTICIAS

Prefeitura de Sorocaba e Fundo Social de Solidariedade recebem tonelada de roupas e calçados doados pela Receita Federal – Agência de Notícias – MAUÁ AGORA! – JORNAL DE LIMEIRA

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), recebeu, nesta quinta-feira (11), a doação de uma tonelada de roupas e calçados que estavam em posse da Receita Federal. A doação resulta de uma das maiores apreensões de produtos irregulares já realizadas pelo órgão, de mais de duas toneladas desses produtos, sendo que uma tonelada de todo o material recolhido foi destinado ao FSS, para que possa ser dada destinação social no município.

São produtos que copiam marcas internacionais famosas e, por isso, precisam ser descaracterizadas pelo Fundo Social, antes de serem entregues à população em situação de vulnerabilidade. “É um momento de muita alegria e quero agradecer, em nome de todos os servidores da Receita Federal, agradecer também, em nome da primeira-dama e de toda a equipe do Fundo Social, bem como a Secretaria da Cidadania. E dizer que é extremamente importante essa doação e vai beneficiar, principalmente, aquelas pessoas que mais precisam em nosso município”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga. “Temos um novo projeto, que já é um sucesso, o ‘Mercado Solidário’, que permite levar produtos, entre alimentação e itens de higiene pessoal e limpeza, totalmente de graça, para as comunidades mais carentes de nossa cidade. E, agora, vamos poder levar também essas peças de vestuário e esses calçados novinhos e de ótima qualidade”, completou.

Ao lado do prefeito, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Sirlange Frate Maganhato, destacou a relevância dessa parceria. “Eu me lembro que, em uma de nossas primeiras reuniões, foi falado que esses produtos costumavam ser incinerados. Não gostaríamos que houvesse nunca situações de apreensão, como essa. Mas, já que houve, pelo menos, vamos poder ajudar as pessoas que mais precisam”, ponderou.

Para o delegado da Receita Federal de Soroaba, Ari José Brandão Júnior, essa é, de fato, uma alternativa muito importante para essa destinação. “Essas mercadorias, originalmente, precisavam ser destruídas. Mas são, muitas delas, de boa qualidade, que poderiam e podem ter um destino social adequado. A Receita tem, portanto, mudado um pouco o foco dela, buscando ajudar, principalmente, as comunidades mais carentes. Isso ocorre com a descaracterização dessas mercadorias, em parceria com as Prefeituras, para que possam ser reaproveitadas e, inclusive, causar menos impacto ao ambiene. Outras mercadorias também já têm sido aproveitadas. Cigarros apreendidos podem ser transformados em adubo; bebidas podem ser transformadas em álcool em gel; Tvbox, que são aparelhos que pirateiam sinal de TV a cabo, estão servindo para a produção de minicomputadores, a partir de parcerias com universidades e Institutos Federais de Educação”, relata o delegado da Receita Federal.

Também estiveram presentes no ato de entrega das doações o secretário da Cidadania (Secid), Clayton Lustosa, o vereador Vinicius Aith e outros funcionários da Receita Federal de Sorocaba.

Fotos: Adriana Massa/FSS

Compartilhe isso:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *