NOTICIAS

Secretaria de Trabalho e Renda certifica jovens aprendizes em cerimônia no Museu Histórico Nacional – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio – JORNAL DE LIMEIRA

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), irá certificar 18 jovens aprendizes, nesta quarta-feira (29/3), às 14h, no Museu Histórico Nacional, no Centro. Foram 16 meses de aprendizado e prática para jovens entre 14 e 24 anos, residentes em situação de vulnerabilidade, sobre introdução ao mercado de trabalho, como se comportar nas empresas, leis e direitos trabalhistas, entre outros assuntos que os habilitam ao primeiro emprego.

– Acompanhamos de perto a evolução de cada um dos jovens para, agora, podermos começar a etapa de inserí-los no mercado de trabalho – destacou Daniele Almeida, gerente de Qualificação da SMTE.

– Conhecendo os pontos fortes de cada um dos jovens podemos indicá-los para o primeiro emprego em nossas empresas parceiras e continuar na trajetória de mudar vidas por meio da qualificação, geração de trabalho e renda. De 18 em 18 mudamos histórias de vida – disse o secretário Everton Gomes.

O programa ajudou Pedro Henrique Barros de Jesus, de 22 anos, e seu irmão Wando a se mudarem com sua mãe da Favela da Maré para uma área fora de risco, em Bonsucesso. Hoje, cursando o 6º período de Sistemas de Informação na UNIRIO, é educador de programação em Front End e Back End, dá aula na ONG Redes da Maré e já abriu sua MEI para começar a prestar serviços.

– Quando olho para o final de 2021 nem acredito que isso tudo aconteceu com a gente. Multiplicamos por cinco a nossa renda familiar e pudemos sair da área de risco graças ao estudo, à qualificação e à persistência – comemorou Pedro Henrique, informando que, antes, os três viviam com renda de R$ 1 mil mensais.

O pré-requisito para participar do programa é ter completado ou estar cursando Ensino Médio. Mylena Souza, 20 anos, moradora do Complexo do Alemão, como Carlos Henrique Rocha, outro que está muito feliz com a etapa que se encerra nesta quarta-feira, havia concluído o Ensino Médio e trabalhou na área administrativa da secretaria, o que lhe abriu interesse por dar início a uma faculdade nesta área.

– Percebo uma grande mudança intelectual em mim desde o início até agora. Uso tudo o que aprendi na gestão da ONG da minha mãe no Alemão – sintetizou a jovem.

– Meu sonho é trabalhar com TI e tirar a minha mãe da nossa casa que está condenada pela Defesa Civil desde que nasci – compartilhou Carlos Henrique.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Passageiro que usar o BRT ganhará mais uma integração com o Bilhete Único Carioca

28 de março de 2023

Mangueira e Nova Sepetiba receberão Ação Social do Programa Prato Feito Carioca

28 de março de 2023

Ação de conscientização da Comlurb nas escolas municipais encerra primeiro ciclo de atividades

28 de março de 2023

Prefeitura anuncia revitalização das ruas da Saara, no Centro da cidade

28 de março de 2023

MEI: emissão de notas será feita somente pela NFS-e nacional a partir de abril

28 de março de 2023

< Voltar

Compartilhe isso:

8 Replies to “Secretaria de Trabalho e Renda certifica jovens aprendizes em cerimônia no Museu Histórico Nacional – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio – JORNAL DE LIMEIRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *