NOTICIAS

Escola municipal na Pavuna é semifinalista no Desafio Liga Jovem – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio – JORNAL DE LIMEIRA

A Escola Daniel Piza – Divulgação

A Escola Municipal Daniel Piza, na Pavuna, é semifinalista da primeira edição do Desafio Liga Jovem, a maior competição do Brasil em empreendedorismo em escolas, organizado pelo Sebrae e pelo Instituto Ideias de Futuro, com apoio da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. São 515 semifinalistas, dos quais 427 estudantes e 88 educadores, autores de 100 projetos selecionados, de 18 estados brasileiros. A final irá acontecer entre os dias 20 e 25 de março, no Bossa Summit e na Faculdade Sebrae, em São Paulo. As seis equipes vencedoras ganharão uma viagem neste ano para Madrid, na Espanha, em um tour de 10 dias por centros de inovação.

 

– O grande incentivo foi a possibilidade da viagem e de poderem apresentar sua ideia ao mundo. Inscrevo a Escola Daniel Piza em todos os projetos que tragam benefícios aos alunos. Oportunidades como essa abrem a perspectiva de vida desses jovens e mostram a função social da educação – comemora a professora Ana Paula Cavadas Rodrigues.

 

– A mobilização dos jovens em busca de soluções para os problemas de suas realidades forma cidadãos antenados e com grande capacidade de transformação local. O aplicativo de reciclagem de lixo desenvolvido por eles tem total viabilidade para ser utilizado como importante ferramenta –  acrescenta o secretário Alexandre Arraes.

 

O Desafio Liga Jovem contou com a participação direta de 5 mil estudantes, de 14 a 21 anos, do 9º ano do Fundamental ao 3º do Ensino Médio, matriculados em 522 escolas, vindos de todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Eles participaram de uma trilha de aprendizado, com oficinas e mentorias, desafiados a criar uma solução empreendedora para resolver um problema de sua escola e/ou comunidade, com o uso de ferramentas tecnológicas, como aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras.

Os 616 projetos foram selecionados por 12 especialistas em educação, tecnologia, inovação e empreendedorismo. Educação, Prestação de Serviços, Meio Ambiente, Tecnologia e Saúde Mental são os temas mais frequentes dos projetos semifinalistas.

Para a analista de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Elaine Novetti, o perfil dos semifinalistas indica que o Desafio Liga Jovem atingiu o seu grande objetivo de alcançar escolas das mais diversas regiões do Brasil:

 

– O Desafio Liga Jovem atingiu seu objetivo – celebra o presidente do Instituto Ideias de Futuro, Oswaldo Cruz, acrescentand0: – Termos 75% dos projetos semifinalistas vindo de cidades do interior mostra o sucesso de toda a estratégia e estrutura da competição, criadas para promover uma grande mobilização com o propósito de pulverizar equipes, unindo jovens vindos das localidades mais remotas do Brasil aos estudantes dos grandes centros urbanos tanto para o programa quanto para a experiência presencial no Bossa Summit.

 

Com 43%, a Região Sudeste está no topo do ranking dos semifinalistas. Logo atrás vem a Região Nordeste, com 42% dos grupos selecionados, 10% da Região Sul, 3% da Região Norte e 2% da Região Centro-Oeste. Viagem, hospedagem e alimentação serão custeados pelo Sebrae. Além de participarem da final, os semifinalistas ganharão um tour por centros tecnológicos da maior cidade do país. Os selecionados podem ser conferidos AQUI.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Avenida Presidente Vargas será interditada para montagem de passarela de acesso ao Sambódromo

17 de janeiro de 2023

Comlurb antecipa campanha de conscientização com banhistas por conta da alta quantidade de lixo nas praias no fim de semana

17 de janeiro de 2023

Guardas detêm motoboy por desacato após flagrante de circulação pela calçada 

17 de janeiro de 2023

Assistência Social e CMDCA lançam campanha de proteção às crianças e adolescentes em ensaio técnico do Carnaval

17 de janeiro de 2023

Agentes do BRT Seguro apreendem jovem que viajava em cima do teto do ônibus articulado

17 de janeiro de 2023

< Voltar

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *