NOTICIAS

“Grande Festa de Natal” reúne mais de 50 mil pessoas no Paço Municipal, considerada a maior já realizada – Agência de Notícias – JORNAL DE LIMEIRA

 

Mais de 50 mil pessoas participaram da “Grande Festa de Natal” no Paço Municipal, na tarde deste sábado (3), sendo considerada a maior já realizada até hoje.  A iniciativa, que teve início às 15h e avançou durante a noite, faz parte da programação do “Natal Iluminado 2022”, realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), da Secretaria de Governo (Segov), Secretaria de Comunicação (Secom) e várias outras secretarias envolvidas.

O evento no Paço contou com recursos de emenda parlamentar do vereador Fabio Simoa, além de doações de diversas empresas da cidade, sendo elas: Recolix, Mcdonald’s, Tertecman, Eduzz, Vanclei Assessoria, Bericap, Joamar, Abrão Reze, Peralta, Schaeffler, Higa Supermercado, Tempermax, JCB, Varotti, Flex, Pipocas Clac e Robótica S3, o que permitiu a realização dessa grandiosa ação em benefício da população, sem custos ao Poder Público.

O ponto alto do dia foi a chegada do Papai Noel, de helicóptero, acompanhado do prefeito Rodrigo Manga. “Gostaria de agradecer pela participação a este imenso público. Estamos fazendo história hoje, pois é a maior festa de Natal já realizada em Sorocaba! Tem muitas famílias, pessoas de toda parte da cidade e o espírito é esse, de diversão, amizade e confraternização”, destacou o prefeito, já no palco do evento, ao lado da primeira-dama de Sorocaba, Sirlange Frate Maganhato.

Uma série de apresentações culturais gratuitas divertiram crianças e adultos, contando com a presença de personagens da animação “Frozen”, do desenho “Patrulha Canina” e das “Princesas Disney”. No total, foram mais 30 brinquedos infláveis espalhados pelo Paço Municipal e muitas guloseimas distribuídas para o público, como sorvete, algodão-doce, pipoca e refrigerante.

“Gostei da Frozen, mas chamou mesmo a atenção o Papai Noel. Ele está podendo (rs) chegou de helicóptero! Muito chique mesmo”, disse Launy, de 12 anos, acompanhada do irmão Adriano, 7, e da mãe deles, Natani do Nascimento, 30, após tirarem fotos com as personagens de “Frozen”, “Anna” e “Elsa”. “Tudo está muito bem organizado, com muitas atrações variadas. A criançada está adorando”, completou Natani, que mora na Zona Norte de Sorocaba.

 

Mais atividades

 

A Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav) participou da programação festiva, oferecendo oficinas esportivas de minibasquete, minifutebol, badminton, jogos de tabuleiro (xadrez, dama e dominó), Espaço Kids, com cordas, bambolês e brinquedos. A Secretaria de Cultura (Secult), por sua vez, levou a sua Gibiteca Itinerante à disposição de todos, mais tênis de mesa, pebolim e xadrez gigante.

A Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) realizou a tradicional Feira de Adoção PET e doação de mudas de árvores. Aliás, a jovem Beatriz de Oliveira, 16 anos, acompanhada da irmã Vitória, 21, do irmão Miguel, 5, e da tia Madalena Xavier, xx, resolveu adotar um cãozinho. “Não vim com esse propósito, mas, quando eu o vi, foi amor na hora. Ainda não escolhemos o nome dele”, disse Beatriz, que mora no parque São Bento.

O Ônibus “PTS na Escola”, do Parque Tecnológico de  Sorocaba, ofereceu oficinas e atividades, além de exposição tecnológica, ao passo em que a Secretaria da Educação (Sedu) marcou presença com a “Carreta Literária”, para estimular o hábito da leitura. A população também fez fila para tirar fotos e interagir com Buddy, o cão terapeuta da Guarda Civil Municipal (GCM).

Moradora do bairro Lopes de Oliveira, a catadora de recicláveis Janine Rodrigues, 44 anos, fez questão de trazer os filhos Marcelo, 11, e Emanuele, 6, para se divertirem na festa. “A alegria está contagiando todo mundo. Até pegamos uma muda de jabuticabeira e de ipê roxo, para plantarmos no quintal de casa”, disse ela, que aproveitou a gratuidade no transporte público para chegar ao evento.  O benefício foi viabilizado por meio da a Urbes – Trânsito e Transportes, via doação  das empresas operadoras do serviço City, Consor e BRT, que, neste dia, doaram ao Município o equivalente às passagens dos usuários.

 

Vacinação e doações de alimentos

 

Durante a “Grande Festa de Natal”, a Secretaria da Saúde (SES) ofereceu aferição de temperatura, exames de glicemia e orientação de saúde bucal, além de uma ação especial de vacinação contra Covid-19, disponível para crianças (a partir dos seis meses), adolescentes e adultos, e contra a Poliomielite, para crianças de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. No total, 160 pessoas receberam dose contra a Covid-19 e 12, contra Poliomielite.

Na ocasião, foram disponibilizadas, inclusive, as doses da vacina da Pfizer Pediátrica Baby contra a Covid-19, para crianças com comorbidades, de idade entre 6 meses e 2 anos, 11 meses e 29 dias, de acordo com determinação do Governo do Estado de São Paulo. Duas crianças foram atendidas com esse imunizante, durante a festa no Paço.

Uma tenda do Fundo Social de Solidariedade foi montada na festa, próximo ao palco, para receber doações da comunidade para ajudar famílias atingidas pelas fortes chuvas de sexta-feira (2) à noite, em Sorocaba. Ao todo, mais de meia tonelada de donativos, sobretudo mantimentos, foram angariados.

“A gente vinha mesmo aqui, na festa, e ouviu no rádio sobre essa campanha de doação. Então, trouxemos macarrão e feijão. Vale, sim, colaborar!”, comentou o militar Jonas Olajuwon, que mora no Cajuru e estava com o filho Pedro, de 10 anos. “Agora  vou nos brinquedos infláveis. É o que mais estou gostando”, completou o garoto.

A população também pode colaborar, fazendo a doação de itens, como: colchões, eletrodomésticos (geladeira, máquina de lavar), sofás, armários, toalhas, lençóis e telhas. Para auxiliar, basta entrar em contato pelo telefone: (15) 99157-6851.

 

Na praça central

Os sorocabanos igualmente podem participar da programação do “Natal Iluminado 2022 no Centro”, que acontece na Praça Coronel Fernando Prestes, até 22 de dezembro. No local, tem a Casa do Papai Noel, grande Árvore de Natal, presépio, brinquedos, iluminação especial (realizada em parceria com o Grupo VA Soluções Sustentáveis), além de atrações musicais e o tradicional Trenzinho da Alegria, oferecido pela Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), nos dias 6, 13 e 20 de dezembro.

A programação completa está disponível à população nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura: @prefeituradesorocaba.

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *