NOTICIAS

UBSs Nova Europa e Novo Horizonte ampliam horário de coleta de Papanicolau, em Limeira – Notícia de Limeira – JORNAL DE LIMEIRA

Compartilhe

 O público-alvo da iniciativa são mulheres de 25 a 64 anos

 As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Nova Europa e Novo Horizonte terão o horário estendido na próxima semana para coleta do Papanicolau. A unidade do Nova Europa ficará aberta das 17h às 20h na terça-feira (22) e a do Novo Horizonte, no mesmo horário, na quarta (23). O Papanicolau detecta lesões que permitem o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero. O público-alvo da iniciativa são mulheres de 25 a 64 anos.

 Como se trata de uma “ação de saúde”, não haverá necessidade de apresentar o pedido médico. Basta que as mulheres da faixa etária procurem as unidades, com RG, CPF e Cartão SUS. A Secretaria de Saúde ressalta que o atendimento nos dias estendidos será voltado exclusivamente à coleta do Papanicolau.

 RECOMENDAÇÕES

 A mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame. Deve, ainda, evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que a mulher não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas podem fazer o Papanicolau, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê. (Da redação Portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *