CPI do IPTU pede condução coercitiva de pastor que não foi depor
Felipe Diego de Lima que não compareceu ao depoimento agendado pela comissão na última sexta-feira (2)
Por Nani Camargo Publicado 04/09/2022
A CPI do IPTU da Câmara Municipal de Limeira pediu a condução coercitiva do empresário e pastor Felipe Diego de Lima que não compareceu ao depoimento agendado pela comissão na última sexta-feira (2).O presidente da comissão, vereador Elias Barbosa (PSC), informou que o pastor havia solicitado dispensa do depoimento e habeas corpus para não não comparecer. Felipe Diego, no entanto, teve os dois pedidos negados e faltou à oitiva pela CPI.
CPI DO IPTU DE LIMEIRA PEDE CONDUÇÃO COERCITIVA DE PASTOR
Por isso, a CPI do IPTU solicitou à Justiça a condução coercitiva do pastor, convocado como testemunha, para comparecer na reunião da CPI no dia 14 de setembro às 10h.
A convocação do pastor foi feita pela CPI do IPTU após sua esposa, a médica e a missionária Ana Carolina Degan, também prestar depoimento. O nome dela parece na lista de donos de imóveis suspeitos de ter feito parte do esquema que fraudava IPTU em Limeira.
Após o escândalo vir à tona, Ana Carolina pagou o IPTU devido à Prefeitura, no valor de R$ 43 mil, relativo a um imóvel de luxo de Limeira.
CANCELAMENTOS DE DÉBITOS
A CPI aprovou requerimento solicitando à Prefeitura relatório de todos os cancelamentos de débitos de IPTU, de 2015 a 2022. Incluindo login dos usuários que realizaram os cancelamentos. Os membros da CPI também solicitaram a relação de usuários que tinham ou têm acesso para efetuar cancelamentos no sistema, de 2015 a 2022, com os respectivos nomes e cargos ocupados.
Novas oitivas, portanto, foram agendadas para o dia 9 de setembro.
CPI DO IPTU DE LIMEIRA
A Comissão foi instalada com o Ato da Presidência Nº 12/2022 a partir do Requerimento Nº 390/2022, após a deflagração da Operação Parasitas, a fim de contribuir com a investigação. O colegiado disponibilizou um endereço eletrônico para que munícipes possam fazer denúncias: [email protected].
ENTENDA O ESCÂNDALO DO IPTU
A Justiça acatou denúncia do Ministério Público no caso envolvendo fraudes no IPTU de Limeira e, agora, os 10 investigados na Operação Parasitas viraram réus e, portanto, vão responder a vários crimes.
O caso das fraudes no IPTU está na 1ª Vara Criminal de Limeira, sob responsabilidade do juiz Rogério Danna Chaib.
Dois investigados – que foram presos e já estão soltos – tiveram o caso arquivado. Assim, sete estão presos e três continuam foragidos.
Por fim, o Ministério Público denunciou 10 pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa que atuava em fraudes no IPTU em Limeira.
A denúncia foi apresentada à Justiça de Limeira pelos promotores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Piracicaba.
Veja mais
Brasil
Alta do PIB reflete realidade passada, diz economista ligado a Lula
Polícia
Mulher é encontrada seminua em rua e caso vai parar em Plantão Policial
Limeira
Mulher pretende processar motorista de transporte por aplicativo por agressão
Polícia
Mulher bate o carro contra portão na Vila Queiroz, em Limeira
Polícia
PM apreende faca em ocorrência de perturbação de sossego no Ernesto Kühl
Participe da Programação da Educadora
WhatsApp: (19) 9 9222 5124 Telefone: (19) 2113 5020 Facebook.com/EducadoraAm Instagram.com/EducadoraAm Twitter.com/EducadoraAm