NOTICIAS

Pira dos Jogos Escolares 2022 já está acesa no Vô Lucato, em Limeira – Notícia de Limeira – JORNAL DE LIMEIRA

Compartilhe

 Abertura do evento contou com desfile das delegações das escolas, entrada das bandeiras

 O prefeito Mario Botion abriu oficialmente os Jogos Escolares 2022, durante cerimônia que ocorreu na manhã desta sexta-feira (12), no Ginásio de Esportes Fortunato Lucato Neto “Vô Lucato”. O evento contou com desfile das delegações das escolas, entrada das bandeiras (carregadas pelos atiradores do Tiro de Guerra), juramento dos atletas e ritual para acender a pira dos Jogos Escolares.

 A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. “É muito bom participar da abertura de mais uma edição dos Jogos Escolares”, afirmou Botion. “O esporte traz inúmeros benefícios às crianças e adolescentes, desenvolve a disciplina, a persistência, o trabalho em equipe, e no final, todos saem vencedores”, completou o chefe do Executivo.

 A vice-prefeita, Erika Tank, ressaltou a importância do Esporte e da Educação e avaliou positivamente o número de escolas participantes. “Parabéns às escolas, aos atletas e a todas as pessoas que se engajaram para essa retomada dos Jogos Escolares”, comentou a vice-prefeita. Neste ano, 42 escolas públicas e particulares inscreveram-se para os jogos, em dez modalidades: atletismo, judô, basquete, natação, damas, tênis de mesa, futsal, voleibol, handebol e xadrez.

 A visibilidade dos atletas proporcionada pelos Jogos Escolares foi destacada pelo secretário de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon. “É uma oportunidade de mostrar os nossos talentos no Esporte”, frisou. Zanon agradeceu especialmente aos professores de Educação Física e também comentou sobre o espírito dos jogos. “Que esses sejam os jogos da alegria”, disse.

 Após a fala das autoridades, o aluno Otávio Januário Dib João, do 9º ano do Colégio RGF, fez o juramento em nome de todos os atletas, como forma de destacar o espírito de lealdade, a esportividade e o respeito aos adversários. Na sequência, houve o momento mais esperado da cerimônia, a chegada da chama dos Jogos Escolares, que encantou os presentes.

 A tocha com o “fogo simbólico” foi conduzida por três estudantes, escolhidos por sorteio, ainda na fase do Congresso Técnico que antecedeu à realização dos jogos: Ana Luiza Bispo de Souza, do 5º ano do Ceief Profª Maria Paulina Rodrigues Provinciatto, Felipe Miguel Lemes, do 8ª ano da Escola Estadual Profª Irmã Maria de Santo Inocêncio de Lima, e Lucas Araújo Bianco, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Acadêmico. Um dos atletas mais conhecidos de Limeira, José Carlos da Silva, o Fumaça, acompanhou todo o trajeto, auxiliando os alunos a carregarem a tocha.

 O último atleta a recebê-la foi Gustavo Perin, de 17 anos, aluno do 3º ano da Etec Trajano Camargo. O estudante subiu até um dos pontos mais altos da arquibancada para acender a pira dos Jogos Escolares, que será mantida acesa até o fim das competições.

 Gustavo, que irá disputar futsal, basquete, natação e atletismo, falou sobre a experiência de protagonizar um dos momentos mais emocionantes da solenidade. “Foi uma emoção muito grande, um prazer representar todos os alunos das escolas e participar de uma cerimônia tão importante como essa”. “É uma iniciativa enorme porque daqui podem sair grandes atletas, grandes estrelas, sem contar que o esporte promove o bem”, concluiu.

 Uma apresentação de ginástica rítmica, das atletas do Nosso Clube, marcou o encerramento da solenidade. Também prestigiaram o evento, o presidente da Câmara Municipal, Lemão da Jeová Rafá, o secretário de Educação, André Luiz De Francesco, os vereadores Mariana Calsa e Betinho Neves, além de representantes do Tiro de Guerra e da Diretoria de Ensino da Região de Limeira.[

 SERVIÇO:

 As provas começam na próxima quarta-feira (17), com o atletismo. Todos os boletins informativos sobre os jogos podem ser consultados no link: https://bit.ly/regjogosescolares. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *