NOTICIAS

Prefeito Mario Botion descentraliza dispensação de medicamentos da Saúde Mental – Notícia de Limeira – JORNAL DE LIMEIRA

Compartilhe

 Ambas as farmácias seguem funcionando de segunda a sexta-feira

 A administração do prefeito Mario Botion deu mais um passo na descentralização dos serviços de saúde. Desde segunda-feira (01), as farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Pq. Abílio Pedro e do Jd. Vista Alegre passaram a dispensar medicamentos da área de Saúde Mental. Até então, a dispensação dos chamados “psicotrópicos” era restrita ao Ambulatório de Saúde Mental, na Avenida Ana Carolina de Barros Levy.

 “Desde o início da gestão temos descentralizado a prestação de serviços em várias áreas e na saúde não é diferente”, destacou Botion, que na manhã desta quarta-feira (3) visitou a farmácia do Ambulatório. “Nosso propósito é levar o atendimento para perto das pessoas”, completou.

 Conforme Botion, a reforma e ampliação da farmácia do Ambulatório, assim como a implantação de um novo sistema de controle de medicamentos trouxeram impactos significativos no atendimento aos pacientes. “Essas melhorias permitiram à Saúde Mental distribuir quase 1,5 milhão de unidades de medicamentos por mês para mais de 12 mil munícipes”, frisou. O prefeito enfatizou ainda que a prefeitura contratou 16 novos farmacêuticos para a rede municipal, o que beneficiará toda a população que faz uso desse serviço.

 A escolha das UBSs Abílio Pedro e Vista Alegre para iniciar esse processo de descentralização, conforme o chefe do Executivo, também levou em conta aspectos estruturais. Inaugurada em março, a UBS do Jd. Vista Alegre foi totalmente reconstruída e passou a abrigar uma farmácia com entrada externa, enquanto a UBS do Pq. Abílio Pedro passou por um amplo projeto de reforma e remodelação, em que a farmácia também ganhou acesso independente.

 O diretor de Gestão Administrativa da pasta, Hugo Nogueira Luz, observou que as mudanças são preconizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e tornarão mais ágil o atendimento aos pacientes na Farmácia da Saúde Mental, local que atualmente recebe 450 pacientes por dia. “Com a dispensação nesses dois novos pontos, iremos desafogar o atendimento no Ambulatório”, comentou o diretor.

 Ambas as farmácias seguem funcionando de segunda a sexta-feira. A unidade da Vista Alegre atende das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, enquanto a do Abílio Pedro opera sem pausa para o almoço, ou seja, das 7h30 às 16h30. Para a retirada dos medicamentos de Saúde Mental, que são de uso controlado, os pacientes devem apresentar receituário original, dentro da data de validade da receita (de 30 dias), cartão SUS e documento com foto.

 Serviço:

 – UBS Vista Alegre – Rua Prof. Laucídio de Mattos Garroux, 37

 – UBS Pq. Abílio Pedro – Rua Agostinho Gianotto, s/nº. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *