NOTICIAS

Santa Casa de Limeira alerta sobre golpe por telefone a famílias de pacientes – Notícia de Limeira – JORNAL DE LIMEIRA

Compartilhe

 O pedido de dinheiro feito é na modalidade PIX, sistema de pagamentos instantâneos

 A Santa Casa de Misericórdia de Limeira reforça à população a necessidade de alerta sobre cobranças indevidas que estão sendo feitas utilizando-se do nome da instituição. Trata-se de golpe que já registrou uma vítima.

 O homem faz contato telefônico e se identifica como “Dr. Bruno da Santa Casa”. Ele solicita dinheiro para realização de exames em parentes internados, com a alegação de que o Sistema Único de Saúde (SUS) não cobre o referido procedimento. Em outras mensagens, a informação está relacionada a cirurgias.

 Uma acompanhante de paciente recebeu ligação do mesmo “Dr. Bruno”, alegando que precisava fazer um exame de imagem no valor de R$ 4 mil. Informou que, em 2 dias, o SUS faria a restituição do dinheiro. Assim que a pessoa informou não ter o dinheiro, a ligação foi encerrada.

 O pedido de dinheiro feito é na modalidade PIX, sistema de pagamentos instantâneos. No caso em que houve vítima, o valor solicitado ilegalmente foi de R$ 4.980 e o homem se identificou como “Dr. Diego”.

 A Santa Casa identificou que os valores foram solicitados a familiares e pacientes que passaram pela UTI de adultos e outros setores do hospital.

 A instituição reitera que não faz nenhum tipo de cobrança indevida. A Lei Federal 8.080/90 proíbe qualquer cobrança adicional, seja total ou parcial, de pacientes que forem se submeter a atendimentos/procedimentos pelo SUS.

 Em caso de recebimento de ligações com este conteúdo, a Santa Casa pede às famílias que não façam qualquer tipo de operação de transferência de dinheiro. Em seguida, havendo dúvidas, deve-se fazer contato diretamente com o Serviço Social da Santa Casa.

 A instituição já orientou pacientes e familiares sobre como proceder em relação ao cancelamento de operações bancárias eventualmente realizadas. É importante que a vítima registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima de sua residência e comunique o hospital imediatamente.

 A partir desta informação, a instituição providencia o registro de boletim de ocorrência e estuda medidas jurídicas cabíveis. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *