NOTICIAS

Zanon confirma pretensão de inscrever Limeira nos Jogos Regionais em 2023 – Notícia de Limeira – JORNAL DE LIMEIRA

Compartilhe

 À Comissão, secretário de Esportes esclareceu sobre ausência do município na edição deste ano

 Na reunião desta quinta-feira (7), a Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo da Câmara ouviu o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon, sobre os motivos que deixaram Limeira fora dos Jogos Regionais. A edição deste ano ficou marcada como a primeira vez que a cidade não se inscreveu na competição organizada pelo Governo do Estado. Do total de 46 municípios inscritos na região, apenas seis não participaram em 2022.

 As mudanças no planejamento da competição, como data e local de realização, foram apontadas pelo secretário como entraves para a anuência da administração municipal aos Jogos. Diferentemente de anos anteriores, a temporada em curso não foi realizada em uma sede fixa e as disputas serão realizadas ao longo de três meses. As competições se iniciaram em 4 de julho e seguem até setembro. Antes os jogos ocorriam em dez ou 12 dias, segundo Zanon.

 O secretário explicou que não houve clareza em relação ao planejamento dos Jogos Regionais de 2022. “A gente achou, até mesmo pela retomada pós-pandemia, que era muito complicado inscrever o município e depois não dar o aporte necessário aos atletas, sem saber a formatação. Do modo como estava, era como ir até o lugar e só depois saber o que vai acontecer”, exemplificou o responsável pela pasta de Esporte. E supôs: “Limeira vai aos jogos. Mas como vai? Onde vai ser? Qual o período? Quais as modalidades? Esse tipo de esclarecimento nós não tínhamos”, apontou.

 O gestor disse ainda que os dados sobre como ocorreria o evento só foram fornecidos após o período de inscrição. “Os jogos estão acontecendo em 14 cidades. Então, é um lugar para cada modalidade; ficou descaracterizado o simbolismo dos jogos e eu entendo que devemos ter alguma responsabilidade com a organização. Portanto, essa descaracterização, falta de informação e o problema até de aporte logístico dificultaram a adesão de Limeira, que possui uma média de 400 atletas”, descreveu.

 O vereador Marco Xavier (Cidadania) lamentou o fato de Limeira não participar e questionou se a Prefeitura tem a intenção de se adequar para se inscrever na próxima edição, em 2023. “Se a formatação vier a ser permanentemente desta maneira, o município vai se adaptar para que seja cumprido desse jeito, porém com o devido tempo para se preparar”, respondeu Zanon.

 O representante do Executivo defendeu que o evento deveria voltar a ocorrer na formatação passada. “Tentarei fazer um trabalho de convencimento para que retome a formatação anterior, com sede fixa e com todo simbolismo que um evento esportivo deve ter”, declarou.

 Tanto Marco Xavier como Lu Bogo (PL) sugeriram que essa demanda seja intermediada pelo Parlamento Regional de Piracicaba, do qual a Câmara de Limeira faz parte. Os vereadores se colocaram à disposição para apoiar a pauta, inclusive, considerando a candidatura de Limeira como possível sede em temporadas futuras. “Vamos lutar para que nossa cidade volte a ter esse simbolismo e até comportar como sede os demais municípios participantes dos Jogos Regionais”, afirmou a vereadora.

 Reuniões

 A Comissão de Saúde é responsável por emitir pareceres, apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira. As deliberações são registradas em ata.

 Regimentalmente, os parlamentares se reúnem às quintas-feiras, a partir das 8h30. Fazem parte do colegiado os vereadores Everton Ferreira (PSD), presidente; Lu Bogo, vice-presidente; e Marco Xavier, secretário. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *