imagem01-07-2022-19-07-57
NOTICIAS

Inscrições para oficinas gratuitas iniciam na próxima segunda-feira em Limeira – Notícia de Limeira – JORNAL DE LIMEIRA

Compartilhe

 As inscrições acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

 Começam nesta segunda-feira (4), as inscrições para 17 oficinas gratuitas nas áreas de artesanato, audiovisual/cinema, canto coral, dança, fotografia, moda, música, teatro, yoga e circo. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

 A iniciativa acontece em nove bairros e disponibiliza 380 vagas. Neste semestre, são oferecidas as oficinas: Árvore de Mandalas, a Escrita de Cinema, Canto Coral Infantil “O Encanto Da Voz”, Canto Coral “O Encanto da Voz”, Balé – Meus Primeiros Passos, Dança de Salão – Forró e Sertanejo, Danças Urbanas: Locking, Popping e Break, Fotografia: Selfie Feminina, Moda: Amarração de Turbantes, Música: Maracatu de Baque Virado, Fazer Teatral, Iniciação à Arte do Ator, Yoga “Bem Viver”, Pátina em Madeira, O Circo e Suas Possibilidades, Passinho Flashback, Se Liga No Funk e Projeto Jovem Em Cena: Vivência Teatral.

 As inscrições acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, nos locais em que as oficinas são oferecidas, por ordem de chegada, mediante preenchimento de ficha de inscrição. Todos os detalhes podem ser conferidos abaixo ou no link: https://bit.ly/ofcultura (caso haja erro no link ao clicar, copiar e colar diretamente no navegador).

 ARTESANATO

 OFICINA: ÁRVORE DE MANDALAS – 20 vagas

 Coordenação: Valéria Espinhara

 Período: 17/8 a 23/11 – quartas-feiras – 18h30 às 20h

 Público Alvo: Interessados, a partir de 16 anos

 Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

 Desenvolver a concentração, criatividade, além de habilidades e descobertas expressivas ao tecer mandalas. Confeccioná-las permite exercer sua autonomia e individualidade e sua marca pessoal.

 Valéria Espinhara é artesã e atriz, fotógrafa e graduanda em Artes Visuais. Há alguns anos vem se dedicando ao artesanato com linhas e plantas. Criou a marca “Atêlie Arte com Plantas”, que busca expressar sua arte desenvolvendo a criatividade, a harmonia e a beleza em conexão com a natureza. Fez no SENAC, Introdução ao Paisagismo e o curso de Arranjos Florais.

 OFICINA: PÁTINA EM MADEIRA – 20 vagas

 Coordenação: Hellen Feola

 Período: 13/8 a 12/11 – sábados – 9h30 às 11h

 Público Alvo: Interessados, a partir de 16 anos

 Local: Casa da Cultura 1 – Rua Renato Moreti, 222 – Parque Nossa Sra. das Dores

 A oficina trabalha a proposta de pintar e ressignificar peças, sejam de reúso ou novas, transformando-as em lindas peças de decoração. Serão desenvolvidos diferentes tipos de pátinas: provençal, demolição e envelhecida.

 Hellen Feola possui formação em Design de Interiores, atuando como artesã há mais de 10 anos no ramo da decoração. Entre os trabalhos estão restaurações, customização e pinturas artísticas em peças de madeira.

 Inscrições feitas no próprio local e na EMCEA – Escola Municipal de Cultura e Arte

 AUDIOVISUAL / CINEMA

 OFICINA: A ESCRITA DE CINEMA – 20 vagas

 Coordenação: Marcella Georgini

 Período: 13/8 a 12/11 – sábados – 14h às 16h

 Público Alvo: Iniciantes, a partir de 16 anos

 Local : EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

 Para quem gosta de escrever e de cinema. Como se escreve um filme? Nesta atividade serão abordadas alguns dos principais elementos da escrita de roteiros de cinema. A partir de bases teóricas e práticas apresentadas, os participantes serão desafiados a experimentar a escrita de cena.

 Marcella Georgini é dramaturga, roteirista, atriz e arte educadora, formada em Artes Cênicas pela USP – Universidade de São Paulo. Atualmente atua como dramaturga e roteirista no Grupo Noite em Queda (USP) (@noiteemqueda) e pesquisa a área do Teatro-Educação.

 CANTO CORAL

 OFICINA DE CANTO CORAL INFANTIL “O ENCANTO DA VOZ” – 20 vagas

 Coordenação: Luciano Filho

 Período: 4/8 a 24/11 – quintas-feiras – 17h30 às 18h30

 Público Alvo: Crianças de 8 a 12 anos.

 Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

 OFICINA DE CANTO CORAL “O ENCANTO DA VOZ”- 20 vagas

 Coordenação:Luciano Filho.

 Período: 4/8 a 24/11 – quintas-feiras – 19h às 20h

 Público Alvo: Interessados na área, a partir de 12 anos

 Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

 O “Encanto da Voz” é um projeto de iniciação musical para todas as idades. Serão passadas as teorias de um curso musical, passando por etapas práticas e ensaios, chegando ao final com a montagem de um coral que se apresentará num espetáculo aberto ao público. O projeto é aprovado pelo ProAC (Programa de Apoio a Cultura do Estado de São Paulo), patrocinado pela empresa Nacional Tubos e Produção da Sexto Produções com apoio da Prefeitura Municipal de Limeira.

 Luciano Filho é músico e maestro. Formado em Música/Piano pela Unicamp – Campinas e Piano Erudito e MPB Jazz pelo Conservatório Dramático de Tatuí. Estudou Composição com Edmundo Villane Côrtes na ULM e também na Unicamp. Regência com Dario Sotello (maestro da orquestra de sopros de Tatuí). Fez as trilhas cinematográficas para o seriado “Ser tão Paulista” da EPTV (Rede Globo). Acompanhou os artistas: “Chrystian & Ralf” e os arranjos para o DVD de “Tinoco e Mazinho Quevedo” pela EPTV, além de ser um dos maestros da Orquestra Filarmônica de Rio Claro.

 DANÇA / BALÉ – BABY CLASS

 OFICINA: BALÉ – MEUS PRIMEIROS PASSOS – 20 vagas

 Coordenação: Aline Savazzi

 Período: 9/8 a 25/10 – terças-feiras – 9h às 10h30

 Público Alvo: Crianças de 4 a 6 anos

 Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

 Através dos movimentos leves e expressivos, o participante potencializa aspectos físicos, cognitivos e sociais. Nessa oficina será proposto jogos, brincadeiras e atividades dirigidas, abordando o ensino do Balé Clássico e diferentes manifestações da cultura corporal de movimentos para se vivenciar a dança de forma global em todas as suas potencialidades.

 Aline Savazzi é formada em Educação Física. Professora de Balé, Jazz e Dança contemporânea a 20 anos. Atua como professora de ginástica, pilates, yoga e exercício funcional, realizando atendimentos em grupo e particular. Participou de cursos e workshops por todo o Brasil.

 DANÇA / DANÇA DE SALÃO

 OFICINA: DANÇA DE SALÃO – FORRÓ E SERTANEJO – 20 vagas

 Coordenação: Fernando Almeida

 Período: 25/8 a 17/11 – quintas-feiras – 19h às 21h

 Público Alvo: Interessados, a partir de 16 anos

 Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

 Trabalhar ritmos populares da Dança de Salão como o Forró e o Sertanejo, desenvolvendo a elegância no comportamento, postura e condução, regras de etiqueta e exercícios de ritmo que são essenciais nas danças de salão. O objetivo é que o participante experimente novas formas de expressão corporal, comunicação e interação social, onde irão descobrir os grandes benefícios que a dança de salão proporciona a seus praticantes.

 Fernando Almeida é professor de Dança na área a 16 anos. Possui graduação no curso de Capacitação em Dança de Salão pela Faculdade SPEI de Curitiba. Durante sua trajetória participou de diversos cursos com: Carlinhos de Jesus, Jaime Aroxa, Marcelo Granjeiro, Fabiano Vivas, Marcelo Chocolate, Sheila Aquino, entre outros… É proprietário do Almeida & Cia – Escola de Dança em Limeira.

 DANÇA / URBANA-RUA

 OFICINA DE DANÇAS URBANAS: LOCKING, POPPING E BREAK – 20 vagas

 Coordenação: Anselmo Lima

 Período: 26/7 a 29/11 – terças-feiras – 19h às 20h

 Público Alvo: Interessados, a partir de 14 anos

 Local: Parque Cidade de Limeira – Rua João Kuhl Filho, 461 – Vila São João

 Além de instruir e também difundir a Dança Urbana e os estilos; Locking, Popping e Break, está oficina se propõe a ensinar os conceitos e os passos básicos através de aulas práticas e teóricas, objetivando que os participantes estejam aptos a dançarem coreografias até o fim da atividade.

 Anselmo Lima é Dançarino, Coreógrafo, Instrutor de Danças Urbanas e Street Dancer Profissional. É Diretor da Cia. Authentic H2. Trabalha como instrutor de Dança em projetos culturais e academias na região de Campinas, ministrando aulas e Workshops nas cidades de Americana, Santa Bárbara do O´este, Sumaré e Limeira. Participou e recebeu prémios em diversos eventos da área no Brasil e Exterior.

 FOTOGRAFIA

 OFICINA DE FOTOGRAFIA: SELFIE FEMININA – 20 vagas

 Coordenação: Valéria Espinhara

 Período: 9/8 a 29/11 – terças-feiras – 19h às 20h30

 Público Alvo: Mulheres interessadas, a partir de 16 anos

 Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

 Esta oficina propõe uma reflexão sobre mulheres enquanto artistas no campo da fotografia contemporânea. O objetivo é explorar possibilidades poéticas e críticas do auto registro, nos múltiplos ambientes por onde mulheres circulam, levando-as ao desenvolvimento da percepção de si mesmas, suas potencialidades, do olhar peculiar sobre a própria imagem, sobre as coisas que se vive, que se sente.

 Valéria Espinhara é artesã e atriz, fotógrafa e graduanda em Artes Visuais. Atuou mais de 10 anos como Arte Educadora em diversas instituições. Em 2016 fez o registro e em vídeo da Oficina Clown/Katina Souza, realizada no Centro Cultural do Brasil na cidade de LIMA-Peru. Participou por diversas vezes no Festival Audio Visual Miguel OBVIOLS – Catalunha – Espanha. Em 2019 fotografou e participou como atriz e fotógrafa do Festival Internacional de Las Artes Callejeras Artecalle 2019 – Cuenca – AZuay – Equador.

 MODA

 OFICINA DE MODA: AMARRAÇÃO DE TURBANTES – 20 vagas

 Coordenação: Jéssica Alves

 Período: 3/11 a 1/12 – quintas-feiras – 19h às 21h

 Público Alvo: Interessados na área, a partir de 14 anos

 Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

 Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, além do resgate histórico, a atividade apresenta vários tipos de amarração, da mais simples para a mais glamorosa, além da história africana e apresentação de alguns acessórios.

 Jéssica Alves é artesã e proprietária da J.A Moda. Proprietária da J.A. Moda Afro, trabalhando com peças feitas artesanalmente com tecidos africanos, dentre eles brincos, colares, turbantes, pulseiras e vestimentas. Participou de algumas feiras sociais, encontros e eventos Afros.

 MÚSICA / MARACATU

 OFICINA DE MÚSICA: MARACATU DE BAQUE VIRADO – 20 vagas

 Coordenação: Lucas Barel

 Periodo: 24/8 a 30/11 – quartas-feras – 18h30 às 20h

 Público Alvo: Interessados, a partir de 14 anos

 Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

 Oficina que tem como foco, essa manifestação tradicional brasileira, abordando aspectos culturais, históricos e musicais. Pretende-se também ampliar o repertório artístico-cultural de cada participante com vivências reflexivas e prática sobre a Cultura Popular e Cultura Afro Brasileira.

 Lucas Barel é Educador, músico/compositor, produtor, brincante e pesquisador da cultura popular Brasileira; formado em História pela Universidade Metodista. Estudou Percussão Popular no Conservatório de Tatuí e Educação musical na UFSCar. É fundador do Baque do Zé Limeira; integrante do Cakarecos, Cirandeiros, Encatoria, da Cia de Reis São Lucas, do Semente do Jogo de Angola e da Nação do Maracatu Leão da Campina.

 TEATRO

 OFICINA: FAZER TEATRAL – 20 vagas

 Coordenação: Leandro Bonin

 Período: 15/8 a 21/11 – segundas-feiras – 19h às 20h30

 Público Alvo: Interessados em Teatro, a partir de 13 anos

 Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

 Oficina prática. Por meio de jogos teatrais e dinâmicas de improvisação, permite com que o participante desenvolva suas habilidades de trabalho em equipe, auto conhecimento, comunicação, socialização e concentração.

 Leandro Bonin é ator e arte educador, com formação em Artes Dramáticas e pós-graduado em Arte Educação. Como ator, participou de musicais e inúmeras peças de teatro, onde recebeu diversos prêmios como Melhor ator coadjuvante e Melhor ator. No cinema, participou de três curtas. como Arte Educador, trabalhou pelo CEPROSOM, Academia Hard Dance, Life Circo – Piracicaba e Aril. Também é servidor da Secretaria de Cultura.

 OFICINA DE TEATRO: INICIAÇÃO À ARTE DO ATOR – 20 vagas

 Coordenação: Nina Rocha

 Período: 27/8 a 26/11 – sábados – 14h às 16h

 Público Alvo: Interessados em artes cênicas, a partir de 14 anos

 Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

 Oferece ferramentas teóricas-práticas para desenvolvam a criatividade. Será realizado um trajeto do roteiro à realização, passando por atividades de auto escrita, leituras, análise objetiva de textos, roteiros/dramaturgia e aplicação da criatividade à cena, através de jogos teatrais, jogos de cena, exercícios de expressão corporal e vocal.

 Nina Rocha é atriz, escritora, arte educadora, Bacharel em Artes Cênicas pela UEL – Universidade Estadual de Londrina e pós graduada em Arte Educação. Desenvolve sua carreira nas áreas da palhaçaria feminina, teatro físico, de animação e atuações em cinema e televisão. Atualmente se divide enter Brasil e Portugal realizando sua arte em ambos os países.

 PROJETO JOVEM EM CENA: VIVÊNCIA TEATRAL

 Coordenação: Fabiano Lodi

 Público Alvo: Interessados em teatro, a partir de 13 anos.

 Local 1: E.E. José Marciliano da Costa Junior – Rua Vereador Samuel Berto, 1280 – Jardim Orestes Veroni

 Local 2 : E.E. Maria de Santo Inocêncio Lima – Rua Antônio Jorge Loureiro, 303 – Jardim Ouro Verde

 O projeto Jovem em Cena cria um espaço para o aprendizado e desenvolvimento de técnicas fundamentais para a formação de jovens atores, com ênfase no trabalho corporal e vocal, criação de cenas a partir de exercícios de improvisação e composição.

 Fabiano Lodi é diretor teatral, mestre em Arte-Teatro pela UNESP e graduado em Artes Cênicas pela UDESC. Possui extensa formação artística, com experiências como ator, professor, produtor e pesquisador. É responsável pela Leneus Produtora de Arte, criada em 2010, onde realiza, representa e gerencia projetos de artes cênicas e música. Desde 2005, desenvolve um trabalho continuado de pesquisa sobre procedimentos práticos em direção teatral, envolvendo os métodos Suzuki e Viewpoints.

 A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

 Horários e datas a confirmar posteriormente.

 YOGA PARA MELHOR IDADE

 OFICINA DE YOGA “BEM VIVER” – 20 vagas

 Coordenação:Aline Savazzi

 Período: 21/8 a 23/10 – domingos – 9h às 10h

 Público Alvo: Interessados, a partir de 60 anos

 Local: Paço Municipal (Edifício Prada – Gramado) – Rua Prefeito Doutor Alberto Ferreira, 179

 O Yoga é uma alternativa para quem busca ter uma vida saudável. Prática milenar que equilibra corpo e mente. Sua prática ganha cada vez mais adeptos, com posturas simples aliadas a respiração, concentração e relaxamento.

 Aline Savazzi é formada em Educação Física. Professora de Balé, Jazz e Dança Contemporânea a 20 anos. Atua como professora de ginástica, pilates, yoga e exercício funcional, realizando atendimentos em grupo e particular. Participou de cursos e workshops por todo o Brasil.

 CIRCO

 OFICINA: O CIRCO E SUAS POSSIBILIDADES – 20 vagas

 Coordenação: Hugo Delariva / Cia Pé de Cana

 Período: 12/8 a 11/11 – sextas-feiras – 13h às 14h30

 Público-Alvo: Crianças, com idade entre 7 e 12 anos

 Local: EMEIEF Martin Lutero – Via Martim Lutero – LIM 253

 Trabalha a conscientização corporal, expressão artística-cultural e as inúmeras possibilidades envolvendo o corpo, o espaço e seus objetos, buscando durante todas as atividades propostas o divertimento, o lazer e o bem estar que as artes e as atividades físicas proporcionam.

 Hugo Delariva é palhaço, acrobata, malabarista e musicista, formado pela ENC – Escola Nacional de Circo do RJ. Também possui curso técnico em Artes Dramáticas pelo SENAC, atuando a mais de 10 anos na área. É também um dos fundadores da Cia Pé de Cana, que atua na pesquisa do circo de Rua. É um amante das artes e um pesquisador do Circo e suas possibilidades.

 Inscrições feitas no próprio local

 DANÇA / PASSINHO

 OFICINA DE PASSINHO FLASHBACK – 20 vagas

 Coordenação: Grazi Mendes

 Período: 14/9 a 23/11 – quartas-feiras – 18h30 às 20h30

 Público alvo: Interessados, a partir de 16 anos

 Local: Pavilhão do Feirante – Avenida Frei João das Mercês, 614-624 – Parque Nossa S das Dores

 A finalidade é estimular a atividade física e artística que é a dança, melhorando habilidades motoras e psicológicas, através do ensino de sequencias de movimentos com músicas e características que remetem as décadas de 70´, 80´ e 90´.

 Grazi Mendes é formada em Balé Clássico, Jazz e Dança de Salão. Iniciou na dança aos 4 anos, e desde então fez diversos cursos para aprimoramento. Ministrou aulas de Ballet, Jazz, Ritmos (axé, funk pop) e vários ritmos da Dança de Salão.

 Inscrições feitas na Casa da Cultura 1 e na EMCEA – Escola Municipal de Cultura e Arte.

 DANÇA / FUNK

 OFICINA DE DANÇA: SE LIGA NO FUNK – 20 vagas

 Coordenação: Zeca Johnes

 Período: 1/9 a 24/11 – quintas-feiras – 19h às 20h30

 Público Alvo: Interessados, a partir de 16 anos

 Local: Centro Comunitário Geada – Avenida Prefeito Ary Levy Pereira, s/nº – Parque Residencial Belinha Ometto

 Esta atividade tem o objetivo de difundir e valorizar a cultura da periferia, quebrando preconceitos e assim mostrar a dimensão artística e cultural desde gênero e sua constante tentativa de criminalização, assim como, de forma dinâmica serão apresentados os principais passinhos que integram o estilo Funk Nacional, além das técnicas de dança base para que os interessados possam participar de batalhas com estilo, conhecimento e personalidade.

 Zeca Jhones é dançarino e arte educador. Profissional nos estilos samba rock e danças urbanas, além de conhecimento em mídias digitais e arte educação. Co-fundador do Projeto “Samba Rock in Limeira. Arte Educador em diversos projetos socioeducativos com crianças, adolescentes jovens e idosos.

 Inscrições feitas na Pracinha da Cultura (CEU) e na EMCEA – Escola Municipal de Cultura e Arte.

 Informações

 EMCEA

 Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

 Rua Boa Morte, 471, Centro – (19) 3441-5493

 PRACINHAS DA CULTURA (CEU)

 Avenida Prefeito Ary Levy Pereira, Parque Res. Belinha Ometto – (19) 3441-5493

 CASA DA CULTURA “OSWALDO SALIBE”

 Rua Renato Moreti, 222, Parque Nossa Sra. das Dores – (19) 3453-9009 / 3441-5493

 CASA DA CULTURA 2

 Rua Alberto Pelegrino, 37, Jardim Vista Alegre – (19) 3442-8470 / 3441-5493

 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

 Segunda a sexta-feira: 8h às 12h e das 13h às 17h

 E-MAIL: [email protected] (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *