Uncategorized

Ação educativa no Jardim Refúgio aborda a importância do descarte correto de materiais inservíveis – Agência de Notícias



25 de novembro de 2025

18:23

Por: Mariana Campos

Fotos: Sema

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e da Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES), realizou, no dia 18 de novembro, uma ação educativa envolvendo 12 crianças do Clubinho do Refúgio, com o intuito de orientar e sensibilizar os moradores do Jardim Refúgio sobre zoonoses e o descarte correto de materiais inservíveis.

A programação foi realizada em parceria com a Associação Nova Geração, que oferece um trabalho socioambiental para crianças do Jardim Refúgio, contando com bate-papo, oficina e brincadeiras, além de uma ação para recolher objetos inservíveis pelas ruas do bairro, como móveis velhos, objetos plásticos, metais, madeira, entre outros.

Na ocasião, os profissionais da Divisão da Zoonoses falaram com as crianças sobre a importância do descarte correto de diferentes resíduos sólidos e apresentaram os principais animais sinantrópicos, como ratos, caramujos, aranhas e escorpiões, encontrados na área urbana das cidades, que são aqueles bichos indesejáveis ao homem e que podem trazer doenças, assim como os demais animais que vivem ou são atraídos pelo lixo e que podem comprometer a saúde da comunidade e a qualidade do meio ambiente.

Em seguida, a Sema falou sobre os impactos ambientais e sociais causados pelo descarte inadequado de lixo nos córregos, incentivando práticas responsáveis para proteger a qualidade da água, a biodiversidade e a saúde pública. Outro tema foi a importância da reciclagem e os tipos de materiais que podem ser reciclados, como a caixa de ovos. Como atividade lúdica, as crianças pintaram e enfeitaram caixinhas de ovos, que foram transformadas em lagartas de borboleta. Para encerrar, foram realizadas algumas brincadeiras, como mímica e jogo da velha.

O Clubinho do Refúgio reúne, semanalmente, às terças-feiras, meninos e meninas de quatro a 11 anos, da Associação Nova Geração, no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”. O intuito da Sema é promover a conexão das crianças com a natureza, por meio de atividades educativas que utilizam elementos naturais encontrados no parque, como o solo e as plantas, reforçando, assim, a importância da conservação da natureza, além de estreitar as relações sociais e formar agentes multiplicadores das questões ambientais.