Uncategorized

Guichê 60+ do Detran-MS completa um ano de histórias e cuidado em Dourados e Campo Grande – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Em outubro do ano passado, com diferença de uma semana, estreava em Mato Grosso do Sul o Guichê 60+, nas unidades do Shopping Campo Grande e da Agência Híbrida de Dourados.

A iniciativa pioneira do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) nasceu com o propósito de oferecer atendimento prioritário e acolhedor ao público idoso, unindo eficiência, empatia e inclusão. Um ano depois, os números confirmam o sucesso da proposta.

Em Dourados, os números do Guichê 60+ refletem a consolidação e o reconhecimento do atendimento humanizado. Desde outubro de 2024, quando o serviço foi implantado na Agência Híbrida, o volume de atendimentos tem se mantido constante e em crescimento.

Foram 191 atendimentos no mês de estreia, e o número mais recente, em setembro de 2025, chegou a 266 registros, um aumento de quase 40%. Entre janeiro e setembro deste ano, a média mensal foi de 196 atendimentos, demonstrando que o público idoso tem encontrado no espaço um ponto de apoio, acolhimento e orientação para resolver suas demandas com tranquilidade.

Guichê 60+ em Dourados. Foto: Rachid Waqued
Na capital, o Guichê 60+ do Shopping Campo Grande manteve uma média de 427 atendimentos mensais desde a inauguração considerando também o público 80+. O fluxo constante comprova a demanda e aceitação do serviço, que se tornou referência em praticidade e conforto, especialmente para quem busca resolver questões de habilitação ou veículos com mais tranquilidade.

A iniciativa surgiu a partir do olhar cuidadoso da servidora Elizangela Ximenes, gerente da Agência Híbrida de Dourados, que atua na linha de frente dos atendimentos. “Estamos felizes por ter aqui esse tipo de atendimento. É gratificante ver as pessoas com mais de 60 anos recuperando acesso ao GOV, sendo capazes de acessar suas CNHs e documentos dos veículos pelo aplicativo, acessando suas vagas especiais. Isso é dar acesso às pessoas a um mundo que está aqui”. 

Elizangela conta que, ao longo desse primeiro ano, o espaço se tornou um ponto de referência e acolhimento para muitos idosos. “Fora que criamos vínculos com várias pessoas nesse guichê. Um deles vem à nossa Agência todas as vezes que vem da fazenda  para a cidade. Sempre passa aqui para nos ver. Uma forma de gratidão”, relata. 

Mesmo sendo reconhecido como o Detran mais digital do Brasil, e referência nacional em inovação, com ferramentas como o aplicativo Meu Detran MS, o portal de serviços Detran MS e a Glória, atendente virtual via WhatsApp, o órgão mantém o olhar voltado para quem ainda prefere ou precisa do atendimento presencial. O Guichê 60+ é a prova desse equilíbrio entre tecnologia e humanidade, garantindo que nenhum cidadão fique de fora da transformação digital.

Guichê 60+ no Shopping Campo Grande. Foto: Rachid Waqued

Em agosto, a professora aposentada Carmem Silvia Samadel (foto de capa), de 79 anos, viveu essa experiência ao renovar sua CNH pelo portal Meu Detran, utilizando o serviço CNH Ágil com auxílio de um dos sobrinhos. Precisou ir à agência apenas para a captura de imagem e a avaliação médica, em poucos minutos estava liberada. Mesmo assim, fez questão de conversar com os servidores e expressar a alegria pela conquista da sua liberdade por mais três anos. 

“Toda vez que põe o carro para a revisão parece que estou nua, porque meu carro não está ali. E se ele está na garagem, qualquer hora eu posso sair. Então é liberdade e autonomia. Amo dirigir na estrada. Eu já fui até Campos do Jordão dirigindo. A Dutra e a Castelo Branco (Rodovias de SP), tudo eu já andei”, conta, orgulhosa.

De acordo com o Censo Demográfico 2022 do IBGE, as pessoas com 60 anos ou mais correspondem a 14,18% dos habitantes do Estado. Quando o recorte é feito entre os condutores, o público 60+ representa 18% das 1,4 milhão de CNHs ativas em Mato Grosso do Sul, um número expressivo que reforça a importância de um atendimento voltado a essa faixa etária. Os municípios com maior número de motoristas idosos são: Campo Grande (92.340), Dourados (39.689), Paranaíba (14.686), Três Lagoas (14.072), e Nova Andradina (11.281). 

Para a gerente regional de Campo Grande, Juliana Castro, a proposta reflete o novo perfil de atendimento do órgão. “Esse é o padrão de atendimento do Detran-MS. A procura é grande pelo serviço no Shopping Campo Grande, e nós ficamos felizes em poder proporcionar esse atendimento personalizado para o nosso cliente”, afirma.

Com um ano de funcionamento, o Guichê 60+ se consolida como uma ação transformadora do Detran-MS, reafirmando o compromisso do órgão com a inovação, o respeito e o cuidado com o cidadão, especialmente com aqueles que carregam uma longa trajetória ao volante e continuam contribuindo ativamente com a sociedade. 

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Mireli Obando e Rachid Waqued