Uncategorized

Secretaria de Saúde realiza abertura oficial da campanha Outubro Rosa

Com objetivo de sensibilizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e da prevenção à saúde da mulher de forma integral, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta quinta-feira (2), a abertura oficial da campanha Outubro Rosa, com uma ação voltada às servidoras da sede da SMS.

“Hoje é um dia de festa, de abrirmos a campanha oficialmente em nosso Município, mas é também tempo de conscientização sobre a importância do cuidado e diagnóstico precoce, afinal, a detecção em estágios iniciais aumenta as chances de cura em mais de 95%. E essa conscientização é importante para as mulheres, mas também para os homens que precisam incentivar suas mulheres, sejam esposas, mães, irmãs, a se cuidarem e também apoiá-las nos casos diagnosticados”, destaca a diretora de Atenção Primária à Saúde, Rosselle Leite.

A diretora também destacou sobre a importância da realização da mamografia de rastreio a partir dos 40 anos. “Recentemente, o Ministério da Saúde determinou que mulheres podem realizar a mamografia a partir dos 40 anos, mas aqui em João Pessoa essa é uma realidade desde 2021, algo que fizemos com base em estudos e que foi comprovado na prática quando conseguimos ter bastante êxito no rastreio do câncer de forma precoce em muitas mulheres”, reforçou Rosselle.

Para ter acesso ao exame, a mulher deve procurar a sua Unidade de Saúde da Família (USF) e a equipe médica ou de enfermagem solicitará o exame, que será realizado mediante marcação nos serviços conveniados do Hospital Napoleão Laureano, Hospital São Vicente e Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). Para maior agilidade e comodidade, as usuárias têm a opção de agendar a mamografia diretamente pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ ou na USF onde é atendida rotineiramente.

A Rede Municipal de Saúde também oferta consulta com médicos especialistas, além de outros exames que podem contribuir com a investigação da doença, como a ultrassonografia, que também pode ser agendado pelo app João Pessoa na Palma da Mão, e, dependendo do caso, ressonância magnética.

Atividades – Durante a ação de abertura da campanha na Secretaria Municipal de Saúde foram ofertados serviços de saúde como massoterapia, osteopatia, auricoloterapia, aromaterapia, ventosaterapia, massagem quick, quiropraxia e aferição de pressão arterial, além de palestra, orientações, distribuição de material informativo e sorteio de brindes.

“Para iniciar oficialmente nossa programação resolvemos começar reforçando esse cuidado para as mulheres que trabalham conosco, que fazem a saúde de João Pessoa acontecer, afinal, as pessoas que cuidam também precisam ser cuidadas, por isso, começamos nossa programação oficialmente com essa ação para as servidoras da sede da SMS”, explica a responsável pelo Departamento de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde, Lívia Falcão.

Para a assistente administrativa, Wanderlúcia Oliveira, participar da ação foi uma experiência muito boa. “Sempre que tinha alguma atividade para os servidores eu não conseguia participar por conta das demandas do meu setor, nunca conseguia um tempinho, mas hoje foi diferente, fiz questão de estar aqui e achei tudo maravilhoso. A gente precisa se cuidar e ter essa ação de cuidado no ambiente de trabalho é muito importante. E a gestão ofertar isso para para as servidoras, eu fiquei muito feliz em ter acesso”, comentou.

A programação do Outubro Rosa da Secretaria de Saúde segue até o final do mês em todos os serviços que compõem a Rede Municipal de Saúde.

“Durante todo mês de outubro, todos os serviços de saúde estão realizando alguma ação voltada para o câncer de mama, então convidamos as mulheres de João Pessoa a buscarem a unidade de saúde para participar de alguma ação dessas, mas também para ter acesso à requisição para os exames de rastreio e consultas especializadas, se necessário”, destaca a coordenadora da Saúde da Mulher.

A programação do Outubro Rosa 2025 conta com atividades como encaminhamento para mamografias, realização de exame citológico, USG transvaginal, autoexame da mama, testes rápidos, consultas médicas e odontológicas, orientações nutricionais, terapias holísticas, práticas integrativas e complementares, aeróbica, maquiagem, palestras, rodas de conversa e apresentações culturais.

Também estão programadas atividades especiais, a exemplo da ‘Estação Rosa da Prevenção’, na USF Cruz das Armas IV, no dia 9 de outubro; Dia do Rosa no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), realizado pela USF Ilha do Bispo Integrada, no dia 15 de outubro; e a ‘Caminhada Rosa’, promovida pela USF São Rafael no dia 29 de outubro.