Uncategorized

Médicos e enfermeiros da Atenção Básica participam de curso de capacitação sobre pré-natal

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou, na tarde desta segunda-feira (29), uma capacitação sobre pré-natal com profissionais da Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde. O curso, que será ministrado até março do próximo ano, acontece através de uma parceria entre a gestão municipal e o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz).

A capacitação está sendo realizada por meio de um curso de qualidade da assistência pré-natal, voltado para médicos e enfermeiros da Atenção Primária em Saúde, onde conta com oito encontros presenciais, tendo como finalidade qualificar esses profissionais para uma melhor humanização no atendimento no pré-natal.

“Essa é mais uma iniciativa do Departamento Materno Infantil e Nutrição da SMS, em parceria com o IFF/Fiocruz, onde os nossos médicos e enfermeiros que já atuam na Atenção Básica terão a oportunidade de realizar esse pré-natal de uma forma mais acolhedora e mais eficaz, beneficiando nosso público final, que são as usuárias do serviço e suas respectivas famílias”, afirmou Irna Emanuelle, gerente de Organização da Atenção Básica da SMS.

De acordo com a diretoria do Departamento Materno Infantil e Nutrição da SMS, esse curso é bastante enriquecedor para os profissionais. A capacitação tem a previsão de uma carga horária de 180 horas, inclusive com uma parte online, além dos oito encontros presenciais, que se estendem até o mês de março de 2026.

Para a profissional Maria Rita, enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF) Cuiá, uma capacitação desse nível vem somar tanto na qualidade do trabalho quanto na assistência às mulheres e famílias beneficiadas com o pré-natal. “Teremos com essa capacitação uma rica oportunidade de colocar em prática as atualizações, com vistas a ofertar para as nossas usuárias do pré-natal um atendimento de melhor qualidade, podendo ter mais propriedade nesse nível de atendimento”, destacou.