Uncategorized

João Pessoa sedia a partir desta segunda-feira o ‘1º Simpósio das Cidades Brasileiras Árvores do Mundo’

A Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) realiza, a partir desta segunda-feira (18), o 1º Simpósio das Cidades Brasileiras – Árvores do Mundo, que terá como eixo temático o programa internacional Tree Cities of the World – Conectando as cidades brasileiras. O evento acontece até a próxima quinta-feira (21), no auditório do Hotel Manaíra. A solenidade de abertura acontece às 14h.

O encontro vai reunir especialistas, gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil para debater a importância da arborização urbana como instrumentos de melhoria da qualidade de vida e de adaptação às mudanças climáticas. Além de palestras e painéis temáticos, a programação inclui momentos de troca de experiências entre cidades que já integram a rede internacional de ‘Tree Cities’ e municípios que buscam aderir ao programa.

“O Simpósio é uma oportunidade única para consolidar a capital paraibana como referência nacional em gestão ambiental e arborização urbana, reforçando a importância de integrar ciência, políticas públicas e participação social em torno de um futuro mais sustentável”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira.

Para Sérgio Chaves, coordenador do programa ‘João Pessoa + Verde’, a Capital paraibana é reconhecida pelo seu patrimônio natural e pelo compromisso com a sustentabilidade. “O Simpósio é uma oportunidade para as discussões estratégicas sobre como as cidades brasileiras podem fortalecer suas políticas ambientais, ampliar áreas verdes e construir ambientes urbanos mais saudáveis e resilientes”, afirmou.

TCOW – O programa Tree Cities of the World (Cidades Árvores do Mundo – TCOW) reconhece cidades comprometidas com o manejo sustentável de árvores e florestas urbanas, promovendo o plantio, cuidado e celebração das árvores. O programa é administrado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Arbor Day Foundation.

Programação – A programação do 1º Simpósio das Cidades Brasileiras tem início a partir do meio dia desta segunda-feira (18), com o credenciamento dos participantes. Em seguida, acontece a palestra inaugural sobre o Brasil no programa Tree Cities of the World, com Sophie Plitt e Sérgio Chaves. Após, haverá palestras sobre a importância da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e a relação da arborização com a COP 30, além da solenidade oficial de abertura, às 14h.

À tarde, prefeitos de várias cidades brasileiras participam da mesa-redonda sobre planejamento e gestão da arborização urbana, encerrando o dia com programação cultural e jantar de adesão.

Na terça-feira (19), a manhã será dedicada a mesas-redondas sobre inovação na gestão pública, compensações ambientais e normas, tecnologias e biodiversidade nas cidades reconhecidas pelo TCOW, com palestrantes de cidades como Recife, Niterói, Salvador e Hortolândia.

À tarde, os debates continuam com mesas sobre os desafios do primeiro ano de reconhecimento pelo programa e a regulação da arborização no Brasil, abordando temas como planos municipais, participação social, integração com saúde e impactos em redes elétricas.

A programação segue na quarta-feira (20), com painéis sobre a importância do TCOW para a urbanização sustentável, destacando experiências de Porto Alegre, São José dos Campos e Recife. Também serão debatidos caminhos para cidades mais verdes e saudáveis, incluindo políticas de arborização, protocolos de segurança e cidades inteligentes.

À tarde, haverá discussões sobre mudanças climáticas e adaptação das cidades, com foco em planos de descarbonização, serviços ambientais e cidades resilientes. Em seguida, outro painel será voltado ao papel dos viveiros e à introdução de novas espécies, finalizando com a palestra ‘Cidades verdes de 3ª geração no Brasil’, do botânico Ricardo Cardim. O encerramento trará o anúncio da cidade sede do próximo simpósio.

Já no último dia do evento, quinta-feira (21), a programação será dedicada a cursos especiais, com temas como paisagismo sustentável, diagnóstico e manejo de árvores urbanas e análise de risco em árvores e palmeiras urbanas, ministrados por especialistas renomados como Ricardo Cardim, Gustavo Garcia, Tânia Castroviejo, Francisco Zorzenon e Sérgio Brazolin.