Uncategorized

Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial reafirma compromisso de Prefeitura com a justiça social

“Neste 3 de julho, a cidade de João Pessoa reafirma seu compromisso com a justiça social ao celebrar o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. A data convida à reflexão e fortalece a atuação da Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, que oferece uma rede de atendimentos gratuitos e especializados voltados à população negra, povos tradicionais e outros grupos historicamente marginalizados”, disse a coordenadora Carla Uedler Moreira.

Entre os principais serviços prestados pela Coordenação, ela destaca os atendimentos em saúde, com psicólogos, psiquiatras e ginecologistas. “O atendimento clínico tem foco na saúde mental de pessoas afetadas por experiências de discriminação e exclusão, dando suporte medicamentoso e terapêutico, considerando contextos sociais e raciais, e temos cuidado específico à saúde da mulher negra e outras mulheres em situação de vulnerabilidade, com escuta qualificada e abordagem interseccional”, informou.

A coordenadora destacou que a coordenação também faz os encaminhamentos jurídicos e sociais no tocante a casos de racismo, intolerância religiosa, violência e outras violações de direitos. “Além da população negra, os serviços da Coordenadoria são voltados para comunidades indígenas, quilombolas, povos de terreiro, ciganos e ribeirinhos. Essa atuação abrangente reconhece que o enfrentamento ao preconceito exige políticas públicas interseccionais que alcancem todas as formas de vulnerabilidade social”, detalhou.

Carla Ueldler ressaltou que, através de parcerias com outras secretarias municipais, a coordenação articula ações que fortalecem os direitos humanos e promovem a inclusão social e que entre essas iniciativas estão atividades educativas em escolas, capacitações para servidores públicos, mutirões de cidadania nos bairros, bem como rodas de escuta e acolhimento nos territórios periféricos.

“João Pessoa reafirma, assim, seu papel como promotora de uma cidade antirracista, democrática e plural. A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial atua como um elo entre o poder público e a população, ouvindo as demandas, formulando respostas concretas e valorizando a ancestralidade, os saberes e a resistência dos povos historicamente oprimidos. A luta por igualdade racial é também pela equidade de oportunidades, pela dignidade e pelo direito de existir com respeito e visibilidade, pontua a coordenação do órgão. Neste 3 de julho, a Prefeitura de João Pessoa convida toda a população a conhecer, fortalecer e divulgar os serviços da Coordenadoria. A luta contra o racismo e toda forma de discriminação deve ser permanente, institucional e compartilhada por todos e todas”, finalizou.

Sobre a data – O Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial é celebrado em 3 de julho no Brasil. Esta data marca a aprovação da Lei Afonso Arinos, em 1951, a primeira legislação brasileira que tornou crime a discriminação racial. A lei estabeleceu que a discriminação por raça ou cor é uma contravenção penal, passível de prisão e multa.

Serviço – As Coordenadorias de Promoção da Igualdade Racial e de Promoção à Cidadania LGBT funcionam no prédio no Parque Solon de Lucena, nº 216, no Centro de João Pessoa.