Uncategorized

Prédio no Recreio dos Bandeirantes avaliado em R$ 7 milhões é demolido pela Seop – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Construção possuía quatro pavimentos e 1.700 m² de área construída – Fábio Costa/Seop

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) iniciou, nesta quarta-feira (5/2), a demolição de um prédio residencial de quatro pavimentos construído irregularmente na Rua Dr. Raimundo Veras, no Recreio dos Bandeirantes, área que sofre influência do crime organizado. O imóvel possuía aproximadamente 1.700 m² de área construída e estima-se um prejuízo de R$ 7 milhões aos responsáveis pelas obras. Dos quatro andares, um era de uso comum e os outros três tinham oito apartamentos por andar e encontravam-se em fase de alvenaria com somente parte das fachadas emboçadas.

– Essa é mais uma operação importante da Prefeitura, por meio da Secretaria de Ordem Pública, para demolir construções ilegais. O que a gente encontra aqui é uma obra feita às pressas, frágil e o resultado disso é colocar a vida das pessoas em perigo, em risco. Por isso, o nosso trabalho preventivo é fazer a demolição antes de qualquer ocupação desse prédio. Nosso objetivo com essas demolições é preservar principalmente a vida das pessoas, organizar a cidade e, na medida das suas atribuições, ajudar na segurança pública, combatendo lavagem de dinheiro que muitas vezes o mercado ilegal proporciona para esses grupos criminosos – destacou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

A construção vinha sendo fiscalizada desde o início das obras, sendo embargada em março de 2024, quando encontrava-se ainda em fase de estrutura do primeiro pavimento. As  obras seguiram sendo feitas, em total descumprimento ao embargo e outras notificações que determinavam sua imediata paralisação.

Ainda após o embargo foi apresentado um projeto totalmente diferente da obra em andamento, claramente com o intuito de burlar a legislação em vigor. Por este motivo sua licença foi indeferida por não atender aos parâmetros urbanísticos da região.

A construção vinha sendo fiscalizada desde o início das obras, sendo embargada em março de 2024 – Fábio Costa/Seop

Categoria:

  • 5 de fevereiro de 2025
  • Marcações: Demolição de construção irregular Ordem Pública Prefeitura do Rio recreio dos bandeirantes