Uncategorized

Rio realiza Dia D de combate às arboviroses neste sábado – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Neste sábado (14/12), tem início o Dia D de combate a arboviroses, que têm o mosquito Aedes aegypti como transmissor – Edu Kapps / SMS

Neste sábado (14/12), será realizado o dia D de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). A campanha é orientada pelo Ministério da Saúde para todos os municípios brasileiros e tem como objetivo orientar, conscientizar e mobilizar a população para conter a proliferação de possíveis focos do mosquito nos territórios e em suas residências.

As ações de prevenção e controle promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde serão concentradas em pontos focais em cada área da cidade, nos bairros do Caju, Copacabana, Tijuca, Maré, Méier, Quintino, Anil, Gardênia Azul, Jacarepaguá, Bangu, Inhoaíba, Santa Cruz, Sepetiba e Paciência.

As atividades serão realizadas durante toda a manhã e envolverão visitação nos imóveis pelos agentes de Vigilância em Saúde, vacinação contra a dengue para o público de 10 a 14 anos, caminhada com o Programa Academia Carioca, orientação e distribuição de material informativo, entre outros. Os profissionais de saúde estarão preparados para tirar dúvidas e orientar a população em relação aos cuidados com a dengue.

– É uma mobilização muito importante, pois vamos dar início ao período de maior proliferação do mosquito Aedes aegypti. O verão é uma estação muito quente e chuvosa, e consequentemente é propício para a reprodução do mosquito, então os cuidados devem ser redobrados, não só pelos agentes mas também pela população. E o dia D vai ser uma mobilização para conscientizar e orientar a população quanto a esses cuidados e também reforçar o trabalho dos agentes, que já acontece durante todo o ano na cidade – disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Os trabalhos de controle das arboviroses, tanto nas áreas residenciais quanto nos locais considerados pontos estratégicos (cemitérios, borracharias, ferros-velhos, depósitos de sucata ou de materiais de construção, garagens de ônibus, etc), são realizados pela SMS durante todo o ano. Nos meses de calor, dentro da programação do Plano Verão, as ações são reforçadas.

Este ano, até o dia 7 de dezembro, foram visitados 11.014.243 imóveis para prevenção e controle do Aedes aegypti e 1.771.860 recipientes que poderiam servir de criadouros de mosquitos foram tratados ou eliminados. Em 2023, foram realizadas 11,2 milhões de vistorias em imóveis para controle e prevenção de possíveis focos do mosquito, com eliminação ou tratamento de mais de 2,1 milhões de recipientes.

A SMS também realiza constantemente ações educativas e de mobilização social para orientar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas, visando despertar a responsabilidade sanitária individual e coletiva. Quando necessário, a população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central 1746 de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura, pelo telefone ou site.

Categoria:

  • 13 de dezembro de 2024
  • Marcações: chikungunya Cidade Combate às arboviroses dengue Dia D prevenção saúde zika