A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) e sua Defesa Civil, com apoio das demais secretarias, Saae/Sorocaba e Urbes – Trânsito e Transportes, mantém equipes mobilizadas para monitorar e atuar na cidade, em ações decorrentes de emergências climáticas.
A Defesa Civil informa que, entre 7h de quinta-feira (7) e 7h desta sexta-feira (8), choveu 99 milímetros em Sorocaba. O acumulado em três dias é de 235 mm e no mês de novembro, de 342 mm, sendo que a média histórica para o mês é de 140 mm.
O nível do Rio Sorocaba ultrapassou os 2,30 metros, acima do nível normal, e continua alto, 1,3 m acima.
As Casas do Cidadão Nogueira Padilha e Ipiranga estiveram abertas para acolher famílias cujas casas foram atingidas por alagamentos e necessitam de algum tipo de apoio de apoios. Os atendimentos agora estão centralizados na Secretaria da Cidadania (Secid), que já acolheu, até o momento, oito famílias, totalizando 23 pessoas e dois cachorros.
A Secid solicita, ao acolher as famílias, fotos do imóvel, documentos pessoais e a assinatura de um termo de declaração e compromisso no ato da solicitação de acolhimento. Após a triagem, essas famílias são encaminhadas para hotéis parceiros.
O Canil da GCM, localizado na Rua Lauro Pacheco, 158, no bairro Vila Rica, está recebendo animais das famílias desabrigadas. Os animais são encaminhados com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-estar Animal (Sema).
Em razão da chuva na noite de quinta-feira, houve interdições de vias, devido a alagamentos na Rua Karim Jamal, Av. Dom Aguirre, Rua Jorge Bacelli, Av. Juvenal de Campos, Rua R. Campos Salles, Rua Maroa Cinto de Biaggi, Rua Abílio Moisés, Rua Padre Lara de Moraes, Rua José Vieira Barrada, Rua Lourenço Martins, Rua Elzo Salvestro Bolina, Rua João Mendes Gomes, Rua Carlos Spanghero, Rua Artur Bernardes, Rua João Francisco Neves, Rua Hermolau Del Cistia, Rua José Odin de Arruda, Rua João Gabriel Mendes, Rua Guilherme Tersi, Rua Manoel Corrêa, Rua Marília de Oliveiras, Rua Luiz Amaral Wagner, Rua Gustavo Monteiro Filho, Rua Manoel Alves de Camargo, Rua Marechal Castelo Branco, Rua Saliba Mota, Rua José Antônio Alvarenga, Rua Comendador Vicente do Amaral, Rua Paulo Setúbal, Rua Paulo Mote Serrat, Rua Antônio Lopes Furtado, Rua Capitão Alfredo Cardoso, Rua Barão de Tibagy, Rua Ananias Pires do Amaral, Rua João Quariglia, Av. Pereira Ignácio com a Av. Washington Luís e nos arredores da Praça da Bandeira.
No momento, permanecem com interdição, trechos da Av. Dom Aguirre, nos dois sentidos, na altura do Parque das Águas, assim como a XV de Agosto e parte da Av. Juvenal de Campos.
Nos bairros Jardim Marly, Jd. Itapemirim, Vila Assis, Barcelona, Jardim Maria do Carmo Jd. Mathilde, Mineirão, Parque Esmeralda, Jardim Sandra, Além-Ponte, Jd. Faculdade e Vila Rica, em decorrência de transbordamento de córregos, a água também atingiu imóveis.
Equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) realizam limpeza de vias em pontos da Av. Dom Aguirre e Av. Juvenal de Campos, e bairros Vila Rica, Jd. Faculdade, Jd. Marli e Vila Assis, Parque dos Espanhóis, entre outros. Ao passo que o Saae/Sorocaba faz serviços na rede de drenagem e identifica outros pontos que necessitam de intervenção emergencial. Em contrapartida, a Defesa Civil monitora áreas e faz vistoria técnica em imóveis e a Secretaria de Mobilidade (Semob) mantêm agentes de trânsito coordenando o fluxo viário e sinalizando em corredores principais e locais próximo a áreas alagadas.
A equipe da Zoonoses, da Secretaria da Saúde (SES), também está indo até as casas afetadas e distribuindo hipoclorito de sódio para desinfecção e orientando a população sobre ações preventivas à Leptospirose.
Os canais de contato, em caso de emergências, são: o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199). Outro contato é pelo WhatsApp (15) 99198-3049.