Uncategorized

Agência Minas Gerais | Governo de Minas apresenta ações esportivas e culturais e lança o Minas Bar, espaço que representará o estado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris

Destaques da culinária, da cultura e do turismo de Minas também estão com vaga garantida nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris 2024. 

O Governo de Minas lançou o projeto Minas Bar e apresentação de ações de atração de eventos esportivos e culturais para o estado que serão realizadas na França, nesta quinta-feira (17/7), no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (CTE/UFMG), em Belo Horizonte. 

O governador Romeu Zema fez o anúncio, acompanhado pela secretárias adjuntas de Estado Bárbara Botega (Comunicação Social) e Josiane de Souza (Cultura e Turismo), pelo subsecretário de Esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Tomás Mendes, entre outras autoridades.

Durante a ação, Zema reforçou o compromisso do Governo de Minas com o esporte no estado e salientou a importância da prática das atividades para a vida dos jovens.

“É uma satisfação e um prazer enorme conhecer a estrutura do CTE. Fiquei impressionado com o tamanho do local, com a quantidade de equipamentos e com os recursos que temos aqui. O Governo de Minas faz questão de incentivar os atletas e a prática de esportes”, disse.

O governador também destacou o apoio e incentivo realizados em programas de governo voltados aos esportes, como editais que preveem bolsas para atletas e técnicos de Minas. 

“Os atletas olímpicos e paralímpicos são muito importantes para Minas. Esses jovens são referência, pois são pessoas capazes de demonstrar que, por meio de disciplina, do compromisso e da perseverança, é possível se destacar no esporte, que é algo fundamental para a sociedade ”, disse. 

Vitrine de Minas Gerais

Também iniciativa voltada ao período de Olimpíadas e Paralimpíadas em Paris, o Minas Bar – realizado em parceria com a Plataforma Fartura, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) – vai proporcionar, durante todo o período de realização dos jogos, uma experiência gastronômica memorável e afetiva a todos que passarem diariamente pela estrutura Casa Brasil, montada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Parc la Villete, na capital francesa. 

“Neste período olímpico, teremos a oportunidade de divulgar aquilo que é tão importante para o mineiro, que é a nossa cozinha. É o momento em que a França estará recebendo milhões de pessoas do mundo todo”, disse o governador.

 








 
 
   
   

 

O ponto turístico da França vai reunir torcedores, atletas, autoridades, imprensa e outros visitantes em um grande e verdadeiro hub turístico, pensado justamente para a promoção da cultura e da integração entre diversos países. 

 








 
 
   
   

 

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Culinária

De 26/7 a 11/8, quem passar pelo espaço que representa o estado nas Olimpíadas poderá provar ingredientes e produtos típicos – como queijos de diferentes regiões mineiras, milho, porco, frango, mandioca, café, torresmo, pão de queijo, fubá cremoso, bomba de goiabada, entre outros pratos. 

Para apresentar a gastronomia mineira a visitantes de todo o mundo, a Fartura convidou o Grupo Viela, por meio do chef Henrique Gilberto, que idealizou o cardápio e levará sua assinatura ao menu representativo da mineiridade. 

Vale ressaltar que a Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil tem mais de dez anos de experiência em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor gastronômico.

Experiência imersiva

Bárbara Botega e Josiane de Souza detalharam na apresentação desta quinta-feira outras experiências à disposição do público visitante da área mineira na Casa Brasil.

O Pedale por Minas, por exemplo, vai oferecer estrutura com telões de LED e bicicleta para que turistas, atletas e autoridades vivenciem a ‘liberdade que só Minas tem’. As imagens de paisagens e pontos turísticos vão garantir um passeio por variadas regiões mineiras e seus atrativos, despertando a curiosidade pelo Destino Minas Gerais.

Já durante o período dos Jogos Paralímpicos, de 28/8 a 8/9, outro destaque será o espaço Communale Saint-Ouen, também na Casa Brasil. A proposta é garantir uma experiência imersiva adaptada aos visitantes, mostrando Minas como o destino acolhedor e inclusivo que é. 

Para tanto, as estruturas vão funcionar com reprodução de sons e cheiros típicos das paisagens mineiras, sem limitar sentidos e possibilidades de se conectar com a mineiridade.

Ações em Minas

As ações em sintonia com os jogos também estarão garantidas em Belo Horizonte. No Parque das Mangabeiras, por meio de parceria, será disponibilizado o Circuito Olímpico. 

Além de transmitir ao vivo a cerimônia oficial de encerramento das Olimpíadas de Paris, o circuito vai contar com espaços para prática de alguns esportes olímpicos, como voleibol, basquete, arco e flecha, entre outros. Destaque, ainda, para a realização de um festival gastronômico com representação de vários países.

Todas as ações – em Minas e na França – têm como objetivo reforçar ainda mais o Destino Minas Gerais como rota certa e completa para eventos regionais, nacionais e internacionais. 

A ideia é, justamente, mostrar como o dinamismo e o acolhimento de Minas dialoga direta e abertamente com as expectativas das comunidades internacionais, além de fortalecer, internamente, as economias locais e estimular a geração de mais empregos e renda para os mineiros.

Apoio e incentivo estadual ao esporte

O governador Romeu Zema também se reuniu, no CTE/UFMG, com a atleta paralímpica Izabela Silva Campos, da categoria de lançamento de disco e arremesso de peso. A paratleta, que estará em Paris, já conquistou medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016, e de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (2015) e de Lima (2019).

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Natural de Belo Horizonte, Izabela contraiu sarampo aos 6 anos e, como consequência, foi perdendo a visão progressivamente até não enxergar mais aos 18 anos. Hoje, ela é atleta de alta performance e treina no espaço da Universidade Federal de Minas Gerais.

Izabela já foi contemplada em alguns editais estaduais para incentivo ao esporte. Em 2019 e 2021, ela entrou na categoria paralímpica e, em 2022, na categoria nacional. No edital mais recente (2023), foi atendida na categoria internacional. 

O subsecretário de Esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Tomás Mendes, destacou a importância das bolsas proporcionadas pelo Governo de Minas, para capacitação e desenvolvimento de atletas e treinadores. 

“Eu sempre gosto de destacar a importância do Bolsa Atleta. Hoje, nós estamos com atletas tanto na Olimpíada quanto na Paralimpíada, além de treinadores também pelo Bolsa Técnico que estão recebendo o apoio do Governo de Minas. O auxílio contribui para melhores condições de treinamento, de estruturas e faz com que esses atletas possam representar o nosso estado, o nosso país”, ressaltou. 

Dos convocados pelo COB para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, além de Izabela, outros atletas e técnicos olímpicos e paralímpicos estão entre os apoiados com bolsas de incentivo do Governo de Minas, representando cinco modalidades esportivas. São eles:

 






         
   

Jogos Olímpicos

Atleta

Rayan Victor De Castro Dutra – Ginástica de Trampolim

Jogos Paralímpicos

Atletas

Izabela Silva Campos Coelho – Atletismo Paralímpico

Rodrigo Parreira Da Silva – Atletismo Paralímpico

Mateus Rodrigues Carvalho – Bocha

Jose Carlos Chagas De Oliveira – Bocha

Caroline Fernandes Alves – Halterofilismo

Lara Aparecida Ferreira Sullivan De Lima – Halterofilismo

Tayana De Souza Medeiros – Halterofilismo

Alan Kleber Basilio – Natação Paralímpica

Gabriel Geraldo Dos Santos Araujo – Natação Paralímpica

Gabriel Bandeira – Natação Paralímpica

Wendell Belarmino Pereira – Natação Paralímpica

João Pedro Brutos De Oliveira – Natação Paralímpica

Laila Suzigan Abate – Natação Paralímpica

Gabriel Melone De Oliveira – Natação Paralímpica

Ruan Felipe Lima De Souza – Natação Paralímpica


Técnicos

Glenio Fernandes Leite – Bocha

Weverton Lima Dos Santos – Halterofilismo

Fábio Pereira Antunes – Natação Paralímpica

Alexandre Silva Vieira – Natação Paralímpica

   
         

Bolsa Atleta e Bolsa Técnico

Por meio do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, o Governo de Minas apoia financeiramente atletas praticantes e técnicos de atletas praticantes do desporto de rendimento prioritariamente em modalidades olímpicas, paralímpicas e subsidiariamente não olímpicas. 

Conforme as especificações de cada edital, o Estado atua, por exemplo, para custear em partes gastos pessoais com inscrições em competições, passagens, hospedagem e alimentação para eventos esportivos; transporte; aquisição de materiais e equipamentos esportivos para o treinamento dos atletas; além de cursos de capacitação para os técnicos.

De 2019 até o momento, já foram beneficiadas 731 pessoas, com investimento total de R$ 8,1 milhões. Em 2021, quatro atletas paralímpicos apoiados pelo Bolsa Atleta conquistaram medalhas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio.

No momento, estão abertas até 26/7 as inscrições para atletas e técnicos que apresentam bons históricos de resultados em competições de nível estadual, nacional, internacional e olímpico/paralímpico. 

O edital está disponível em www.social.mg.gov.br e as solicitações encaminhadas vão passar por análise da Comissão Técnica de Avaliação do Bolsa Atleta e da Bolsa Técnico.

CTE/UFMG

O Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (CTE/UFMG) foi cedido gentilmente pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida, nesta quinta-feira, para o lançamento do projeto Minas Bar e apresentação de ações de atração de eventos esportivos e culturais para o estado.

Em atividade há quase dez anos, o CTE/UFMG é uma referência, e contribui para a melhoria dos resultados do esporte de alto rendimento em Minas Gerais. 

O objetivo é promover a excelência no desenvolvimento integrado da ciência e tecnologia aplicadas, com ações que combinam atividades esportivas em instalações de alta qualidade e atendimento multidisciplinar, devido à cooperação estabelecida também com outros cursos e áreas da universidade.