Uncategorized

Prefeitura de João Pessoa reforça infraestrutura turística para receber milhares de visitantes na alta estação

Com praias urbanas limpas e balneáveis, infraestrutura turística em constante melhoria e uma programação cultural que valoriza a identidade local, a Capital paraibana se prepara para receber milhares de visitantes na alta estação. A Prefeitura de João Pessoa vem ampliando investimentos para manter a cidade organizada, acolhedora e sustentável, para quem chega e para quem vive aqui.

Segundo dados da Secretaria de Turismo (Setur), as companhias aéreas estão reforçando suas operações para João Pessoa durante a alta temporada 2025/2026. A Azul Linhas Aéreas terá 230 voos dedicados entre 13 de dezembro e 1º de fevereiro, com novas rotas diretas de Cascavel (PR) e Belo Horizonte (MG), além de voos extras de Goiânia e Uberlândia.

A Latam Airlines ampliará sua malha com 5.500 assentos adicionais entre São Paulo (Congonhas) e João Pessoa, com voos aos sábados e domingos de dezembro a fevereiro. Já a Gol Linhas Aéreas aumentará em 26% o número de operações, totalizando 1.483 pousos e decolagens no período, com novos horários entre Guarulhos (SP) e João Pessoa e incremento de 56 mil assentos.

Ainda de acordo com a Setur, há um crescimento expressivo no número de turistas que vêm conhecer João Pessoa, especialmente de mercados como São Paulo, Minas Gerais, Brasília e do interior do Nordeste. Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo de promoção que envolve participação em feiras nacionais, campanhas digitais, capacitação de agentes de viagens e parcerias com companhias aéreas e operadoras.

“A Secretaria de Turismo vem trabalhando de forma integrada com diversos órgãos municipais e estaduais para garantir uma alta estação segura, organizada e atrativa”, destacou o secretário de Turismo, Victor Hugo Castellano. Segundo ele, a gestão vem intensificando as ações de qualificação dos serviços turísticos, ampliando a sinalização, reforçando a limpeza urbana nas áreas de maior fluxo e fortalecendo as campanhas de promoção do destino em mercados estratégicos.

“Além disso, temos uma programação cultural e de eventos que valoriza nossa identidade e potencializa a experiência do visitante, contribuindo para movimentar a economia local e consolidar João Pessoa como um dos principais destinos do Nordeste neste verão”, reforçou o secretário.

No último dia 31, a Prefeitura divulgou a programação cultural para o final do ano – intitulada ‘Celebra João Pessoa’. Com ações acontecendo tanto no Centro Histórico quanto na orla, haverá shows gratuitos de artistas populares, música ao vivo e decoração natalina nos espaços públicos.

A agenda inclui a tradicional Caravana da Coca-Cola, que percorre as principais avenidas em clima natalino; a abertura do presépio assinado por Babá Santana, na Casa da Pólvora, acompanhada de apresentações musicais; o Festival Internacional de Arte Naif, no Hotel Globo, que exalta a produção artística popular; e os shows de réveillon no Busto de Tamandaré, com nomes como Mano Walter, Pimenta Nativa e Juzé.

“Durante o verão, teremos ainda uma programação especial com shows, festivais e ações que celebram nossa identidade e acolhimento. É uma oportunidade para o turista conhecer não só as praias, mas também a alma e a cultura da nossa cidade”, frisou Victor Hugo.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira – seccional Paraíba (ABIH-PB), Gustavo Paulo Neto, João Pessoa vem vivendo um momento muito bom no turismo. Segundo ele, o setor privado e o poder público entenderam a necessidade de se capacitar, de aperfeiçoar serviços e criar infraestrutura para receber os visitantes.

A movimentação turística tem papel fundamental na economia local. Durante a alta estação, a oferta de postos de trabalho cresce, a maioria de temporários, mas com boas perspectivas de efetivação. Então esse crescimento se reflete na geração de empregos, no aumento da renda e na ampliação da arrecadação de impostos.

“A rede hoteleira está melhor preparada. Há uma constante preocupação na capacitação e profissionalização no corpo de colaboradores. Em paralelo a isso, temos praias urbanas limpas, culinária excepcional, vida noturna alegre e descontraída, baixo índice de violência comparado a outras capitais, artesanato ímpar, qualidade de vida alta e uma população extremamente acolhedora”, destacou Gustavo Paulo Neto, frisando que essa combinação de fatores faz com que João Pessoa seja um dos destinos turísticos mais procurados do Nordeste.