Uncategorized

Exposição “Entre Linhas, Consciência” é atração gratuita na Biblioteca Municipal de Sorocaba – Agência de Notícias



6 de novembro de 2025

17:33

Por: Eduarda Lopes (Programa de Estágio) Supervisão: Évelyn Azevedo

A população sorocabana já pode conferir a exposição “Entre Linhas, Consciência”, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. A mostra gratuita estará disponível até o dia 30 de novembro, reunindo dez textos originais de autores distintos que abordam temas que envolvem a consciência negra, como identidade, pertencimento, memória e resistência.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e do Coletivo literário Cultivista Café com Poemas Sorocaba, a iniciativa tem como objetivo levar a arte sempre para perto da população sorocabana e valorizar os artistas locais.

Sob a coordenação da escritora Priscila Mancussi e com a colaboração de Vânia Moreira e Cristina Pimentel, os poemas selecionados são: “Revogo”, de Priscila Mancussi; “Africanidade”, de Ricardo Oliveira; “Tom de respeito”, de Cris Pimentel; “Sou negro”, de Romário Filho; “Grito de pretitude”, de Vânia Moreira; “Descendência”, de Débora Domingues; “Consciência não tem cor”, de Josemir Lemos; “Se a cor falasse”, de Carina Gameiro; “Consciência Negra”, de Leandro Flores; e “Pantera Negra”, de Cris Vaccarezza.

A escolha do tema Consciência Negra ocorre em momento propício para reflexão sobre a trajetória do povo afrobrasileiro. Ao articular os dez poemas dessa exposição com esse arcabouço cultural e social, a mostra propõe valorizar a estética da poesia como espaço de voz e visibilidade de narrativas negras, além de evidenciar a ancestralidade como recurso de memória e empoderamento, destacando que consciência negra não é apenas comemoração, mas um chamado à reflexão e ação frente às desigualdades persistentes.

A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone: (15) 3228-1955.