A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) de João Pessoa está participando da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para divulgar as ações e os serviços realizados pela Pasta e levar informações para a população, principalmente, às mulheres que necessitam de acolhimento imediato. O evento iniciou nesta quinta-feira (30) e segue até o próximo sábado (1º), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, com entrada aberta para todos os públicos.
A equipe da Secretaria está no estande 8, das 14h às 19h. Um dos principais focos é o repasse de informações sobre a Rede de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência, disponibilizada pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria que conta com o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra e a Ronda Maria da Penha, em parceria com a Guarda Civil Metropolitana, que acompanha mulheres com medidas protetivas.
As atividades da SPPM incluem palestras, mesa redonda, formações e capacitações. As ações abordam os serviços e também informações a respeito dos diferentes tipos de violência contra a mulher, seja física, psicológica, moral e patrimonial, além de como identificar sinais de abuso. No estande também estão sendo repassados conhecimentos básicos sobre a legislação vigente.
Segundo Juliana Dantas, secretária das Mulheres de João Pessoa, a participação da Secretaria em eventos como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que conta com público diverso, é muito importante para a divulgação e conscientização de todos sobre o combate à violência contra as mulheres. “A violência contra a mulher é um grave problema de saúde pública que viola os direitos humanos”, afirmou.
A secretária citou estudo sobre os atendimentos no Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra. “No local, 493 casos foram atendidos, desses 83,3% tinham entre 21 e 50 anos. A violência psicológica foi o tipo mais prevalente (91,1%) e o tipo de encaminhamento mais frequente foi para a Delegacia da Mulher (26,8%)”, detalhou.
Evento – A 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, principal evento de popularização científica do País, é uma realização da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e conta com a parceria de universidades, escolas, startups e instituições de pesquisa.
Nesta edição o tema é ‘Planeta Água: Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território’. Toda a programação é gratuita e está disponível no site www.snctjp.com.br. Este ano a discussão é voltada para a importância da preservação dos recursos hídricos e o papel da ciência na adaptação às mudanças climáticas, em consonância com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030), da Unesco.
O público pode contar com minieventos, exposições científicas, oficinas, palestras, painéis, mostra de filmes, experiências interativas, apresentações culturais, podcast em Ciência, Tecnologia e Inovação durante todo o dia com entrevistas que irão ao ar em tempo real com experts da inovação tecnológica no Estado, além de mostra de projetos inovadores desenvolvidos por estudantes, pesquisadores e empreendedores locais. O evento é voltado para a comunidade científica, professores, pesquisadores, estudantes e o público em geral.
Canais de denúncia para violência contra a mulher:
180 – Central de Atendimento à Mulher
190 – Polícia Militar
197 – Polícia Civil
153 – Ronda Maria da Penha
