Uncategorized

Seinfra participa da SNCT expondo novas ferramentas tecnológicas na otimização de obras e serviços

Trazendo inovação, ciência e tecnologia, foi iniciada nesta quinta-feira (30) a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tendo a Prefeitura de João Pessoa como parceira e organizadora. Diversas secretarias municipais estão participando do encontro, a exemplo da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), que está expondo para os visitantes as tecnologias utilizadas na execução de seus serviços e como o uso desses equipamentos auxilia nas obras públicas.

David Lima, responsável pela Gerência de Informática e Geoprocessamento da Seinfra, explicou que nas ações diárias são utilizados robôs, Sistema de Informação Geográficas (SIG), drones e LaserScan, equipamentos que permitem o mapeamento e monitoramento em tempo real desses serviços. “Essas ferramentas que usamos na Seinfra ajudam a otimizar o tempo de alguns serviços, além de trazer benefícios e inovação no planejamento das obras e serviços oferecidos pela secretaria”, ressaltou.

Além de uma grande aliada nos trabalhos, a tecnologia proporciona mais precisão no planejamento dos serviços diários. O serviço de tapa-buraco, por exemplo, conta com um aplicativo próprio desenvolvido pela Seinfra e pela empresa responsável, que permite realizar um mapeamento e localização de onde o serviço precisa ser realizado. Dessa forma, os dados são enviados para uma central e processados, gerando uma ordem de serviço para a execução desse serviço.

Outra ferramenta utilizada são os robôs, que ajudam na identificação de problemas na rede de drenagem e até mesmo na ligação de esgotos clandestinos. Eles entraram na tubulação e identificam o problema sem a necessidade de quebrar pavimentos ou calçadas até encontrar a origem do dano.

Os serviços de iluminação pública também ganham reforços com os sistemas implantados para melhoria dos trabalhos. A iluminação em LED, que está sendo implantada em todos os bairros da cidade, traz a tecnologia com sensores que possibilitam saber quando a lâmpada está apagada, oscilando ou acesa 24h, além da emissão de relatórios em tempo real e redução de custos.

“A Seinfra está cada vez mais melhorando a eficientização da iluminação pública na Capital, buscando ferramentas que trazem tecnologia e otimização para os serviços, além da sustentabilidade”, disse Kelton Machado, engenheiro eletricista da Seinfra.

Um dos próximos passos no uso dessas ferramentas é a utilização de sensores que permitem a criação de representações tridimensionais extremamente detalhadas do ambiente, que vão possibilitar o desenvolvimento de projetos ainda mais precisos e inteligentes

De acordo com o gerente de Informática e Geoprocessamento da Seinfra, o uso dessas ferramentas de monitoramento digital tem fortalecido a gestão integrada das obras e aumentado a eficiência na tomada de decisão. “Hoje, já possuímos uma base de dados organizada que reúne informações sobre obras de pavimentação, drenagem e iluminação pública, todas registradas e atualizadas em nosso sistema. Esse nível de cadastro e controle, que antes não existia, tem permitido otimizar o planejamento, reduzir retrabalhos e acelerar a execução dos serviços”, explicou David Lima.

SNCT – A 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece até o dia 1º de novembro no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.