Uncategorized

IFSP define cursos do Campus Mauá em audiência pública – IFSP

Nova unidade do IFSP atenderá às demandas produtivas e educacionais da região 

APMaua5.jpeg

O IFSP realizou, na última sexta-feira (24), a terceira e última audiência pública voltada à implantação do Campus Mauá. O encontro, realizado no Teatro Municipal da cidade, definiu os cursos e os eixos tecnológicos que serão ofertados pela nova unidade. 

Inicialmente, o campus oferecerá quatro cursos técnicos: Mecatrônica, Fabricação Mecânica, Informática e Planejamento e Controle da Produção. Também ficou definida a oferta do curso superior de Licenciatura em Pedagogia. As formações estão alinhadas às demandas do arranjo produtivo local e às necessidades da comunidade. 

A audiência contou com a presença do reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos; da diretora-geral do Campus Mauá, Tamyris Bonilha; do prefeito Marcelo Oliveira; do secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo Silva; do deputado federal Alencar Santana; dos deputados estaduais Rômulo Fernandes e Marina Helou; e dos secretários municipais Gilmar Silvério (Educação) e Cícero Martinha (Desenvolvimento Econômico). 

Para Tamyris Bonilha, a audiência representou o encerramento de um ciclo de diálogo e construção coletiva. “Foi um trabalho sério e comprometido, que envolveu o poder público, entidades, o legislativo, a comunidade de Mauá e a equipe do IFSP. A escolha dos cursos reflete os desejos e as demandas da região do ABC”, afirmou. 

A diretora destacou que, após análise de dados socioeconômicos e escuta da comunidade, foram definidos cursos voltados à indústria, à tecnologia da informação e à formação de professores. “A demanda por cursos presenciais de licenciatura, especialmente voltados à primeira infância, apareceu com força nas consultas realizadas”, explicou. 

O reitor Silmário Santos agradeceu aos envolvidos no processo e celebrou os avanços. “É uma alegria ver os próximos passos se concretizando: a oferta de cursos já no próximo semestre e a finalização da aquisição da infraestrutura necessária”, disse. 

Representantes da comunidade também externaram a sua alegria em participar do processo democrático das audiências e falaram das suas expectativas para o novo campus no município.  

Simone Quinelato, da equipe de formação da Secretaria Municipal de Educação, destacou a importância da chegada do IFSP. “Acredito muito nesse movimento. Para quem trabalha com questões étnico-raciais, é fundamental que os estudos partam de uma ação estruturada como essa”, afirmou. 

O professor Luiz Felipe, da rede municipal, agradeceu a oportunidade de participar do processo. “As audiências são uma forma de dar voz à comunidade. A escolha dos cursos será fundamental para o futuro de Mauá. Sejam bem-vindos, Instituto Federal!”, declarou.