Uncategorized

Prefeitura de Sorocaba tem projeto que fortalece a cultura de paz nas escolas municipais – Agência de Notícias



2 de outubro de 2025

17:31

Por: Rose Campos

Fotos: Divulgação/Sedu

O projeto “Convivência” utiliza práticas e metodologias da Justiça Restaurativa, promovendo a prevenção da violência e incentivando o respeito entre estudantes e todos os integrantes da comunidade escolar na rede municipal

A Secretaria da Educação (Sedu) desenvolveu e vem aplicando o Projeto “Convivência”, voltado a estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, nas escolas municipais Leonor Pinto Thomaz, Flávio de Souza Nogueira, Matheus Maylasky e Getúlio Vargas.

O projeto tem como objetivo prevenir diferentes formas de violência, como bullying, preconceitos e discriminação, além de estimular a construção de relações saudáveis dentro e fora da escola. Para isso, são realizados círculos da construção da paz no modelo círculo de diálogo, em que os estudantes podem refletir, dialogar e propor soluções para os desafios da convivência escolar. Os círculos da construção da paz, que constituem uma abordagem da Justiça Restaurativa, são desenvolvidos por professores efetivos da rede municipal, capacitados para desenvolverem esta prática.

As metodologias da Justiça Restaurativa representam uma forma de educar para a paz, baseada no princípio de que todos têm valor e dignidade, de que deve ser respeitado valor de cada um, e garantida a equidade de fala e de escuta, no diálogo entre pares. Também devem ser promovidos o respeito próprio e a valorização da diversidade nas relações sociais. Mais do que prevenir a manifestação da violência, busca-se construir coletivamente uma cultura de cuidado e solidariedade na escola.

Impactos já percebidos

Uma pesquisa recente, realizada com mais de 900 estudantes participantes do projeto, apontou resultados muito positivos: 97,5% dos alunos afirmaram considerar importante ter esse espaço seguro de escuta na escola, proporcionado pelo projeto.

Entre os principais motivos citados pelos adolescentes que justificam essa necessidade, estão:

ter um espaço para desabafar e expressar sentimentos;

– busca pela melhoria da convivência e de fortalecimento dos laços de amizade;

– valorização da sensação de acolhimento, leveza e segurança;

combate ao bullying, às discriminações e à violência;

promoção do respeito às diferenças e da convivência pacífica.

A pesquisa também revelou que os efeitos das metodologias da Justiça Restaurativa já podem ser sentidos na convivência escolar. Os estudantes relataram que os círculos têm contribuído para reduzir conflitos, fortalecer laços de amizade, incentivar o respeito às diferenças e criar um ambiente mais acolhedor e cooperativo. Muitos afirmaram que passaram a se expressar melhor, reconhecer seus sentimentos e os dos colegas e lidar de forma pacífica com situações de tensão. Esse processo tem favorecido não apenas o clima escolar harmonioso, mas também o bem-estar emocional dos adolescentes.

Cultura da paz

O Projeto “Convivência” busca promover uma educação inclusiva, cidadã e humanizadora, em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no desenvolvimento das competências socioemocionais ligadas ao autoconhecimento, à empatia, à cooperação, à autonomia e à responsabilidade. O projeto também possibilita o trabalho com a educação em direitos humanos, tema contemporâneo transversal da BNCC.

A ação, nessas unidades escolares, reforça o compromisso da rede municipal de ensino em oferecer não apenas conhecimento acadêmico, mas também um ambiente escolar saudável, no qual cada estudante se reconheça como alguém respeitado e valorizado, sentindo-se parte de uma comunidade que aprende coletivamente e que também zela pelo bem-estar de cada um e do grupo como um todo.