O Hospital Dia Irmã Beatriz Fragoso, da Prefeitura de João Pessoa, realizou, na manhã desta quarta-feira (1º), a ‘Oficina da Melhor Idade’, um momento de valorização dos servidores com foco nos que já entraram na fase dos 60+. O momento aconteceu em alusão ao Dia do Idoso, celebrado neste 1° de outubro.
“Aqui no Hospital Dia, cerca de 15% dos profissionais são idosos, um número considerável. Além disso, também recebemos muitos idosos para atendimento. Então, nada mais justo do que neste Dia do Idoso promovermos um momento de valorização aos nossos servidores, que seguem trabalhando para ofertar uma saúde de qualidade, e também estimular a valorização dessas pessoas que aqui chegam para atendimento”, destaca a diretora administrativa do Hospital Dia, Sanny Ribeiro.
Durante o evento foram realizados diversos momentos, entre eles uma homenagem à servidora mais velha da unidade, com 78 anos. Para Terezinha Ribeiro, auxiliar de farmácia do hospital, ser homenageada foi muito especial. “Sou grata a Deus por me permitir chegar aos 78 anos trabalhando e pela terceira vez em um serviço público. Me doou à minha profissão e ao meu trabalhando, faço de tudo que está ao meu alcance, entendendo também minhas limitações por ser uma pessoa idosa. Sou muito feliz aqui trabalhando”, afirmou.
Além das homenagens, o setor de psicologia e serviço social do hospital promoveu palestras sobre o processo de envelhecimento e o estímulo das potencialidades; e oficinas e dinâmicas sobre trajetória, sonhos e perspectivas, onde os idosos puderam compartilhar conquistas e aprendizados da trajetória profissional e construir o ‘diário da melhor idade’.
Hospital – O Hospital Dia presta assistência intermediária, atuando entre o atendimento ambulatorial e a internação, realizando procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos. Na unidade são realizadas consultas especializadas de cardiologia, coloproctologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, hepatologia, reumatologia e urologia, além de atendimento clínico e com cirurgião.
A unidade conta também com um Centro de Infusão de Imunobiológicos, um bloco cirúrgico, onde são realizadas pequenas e médias cirurgias, e um Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) para realizar eletrocardiografia, endoscopia, colonoscopia e ultrassonografia.
Para ser atendido, o usuário deve procurar primeiramente sua unidade de saúde da família (USF) para receber o encaminhamento, que deverá ser agendado via Central de Regulação. A unidade está localizada em prédio anexo à Policlínica Municipal de Jaguaribe, localizado na Rua Alberto de Brito, n°413.
Saúde do idoso – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém uma rede de cuidados voltada à saúde da pessoa idosa, com a oferta de ações e serviços específicos para esses usuários. Os atendimentos acontecem principalmente na Atenção Básica, por demanda espontânea.
Na Policlínica Municipal da Pessoa Idosa, que funciona no prédio anexo ao Hospital Municipal Santa Isabel, no bairro Tambiá, são oferecidos atendimentos ambulatoriais nas áreas de angiologia, cardiologia, endocrinologia, geriatria, ginecologia, gastroenterologia, neurologia e reumatologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência farmacêutica, assistência social e odontologia, além de grupos que estimulam e incentivam os participantes a convivência e recreação coletiva.
Pela rede de cuidados disponibilizada pela SMS, os idosos também são atendidos nas outras policlínicas municipais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e em toda a rede hospitalar. Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a USF mais próxima de sua residência.