A Secretaria de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa promoveu, nesta quinta-feira (25), atividades voltadas para o cuidado dos profissionais que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Rede Municipal. A ação aconteceu no Jardim Botânico da Capital e integra a programação alusiva à campanha ‘Setembro Amarelo’, de valorização da vida e prevenção ao suicídio.
Durante a atividade, os profissionais passaram por momento de acolhimento e convivência, orientações sobre saúde no ambiente de trabalho com o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), dinâmicas em grupo e os cuidados de Práticas integrativas e complementares à saúde como roda terapêutica, auriculoterapia e aromaterapia.
A gerente do Departamento de Saúde Mental da SMS, Alessandra Gomes, destacou a importância do cuidado voltado aos trabalhadores de saúde mental. “Nós, profissionais de saúde, lidamos diariamente com a dimensão mais subjetiva do ser humano, que é a saúde mental. E, muitas vezes, ao cuidar tanto do outro, esquecemos do nosso próprio cuidado. A proposta de hoje, dentro do Setembro Amarelo, é reforçar essa mensagem: quem cuida também precisa ser cuidado, precisa de apoio e acolhimento”, afirmou.
Para o terapeuta holístico Evandro Almeida, momentos como este são essenciais porque os profissionais de saúde também necessitam de cuidado. “Reunir os profissionais da saúde mental é essencial, já que de alguma forma todos nós interagimos e compartilhamos experiências nesse campo.
No contexto do Setembro Amarelo, isso ganha ainda mais relevância, porque nós também estamos expostos às questões relacionadas ao sofrimento psíquico. Por isso, precisamos reforçar esse cuidado mútuo, lembrando que ninguém está imune e que fortalecer uns aos outros faz toda a diferença”, disse.
Da mesma forma, a enfermeira Juliana Cavalcante comentou que momentos de escuta e troca são fundamentais para que os profissionais possam acolher uns ao outros com mais equilíbrio e acolhimento. “No nosso dia a dia, estamos sempre recebendo demandas, cuidando dos usuários e também dos familiares. Mas nós, enquanto profissionais, também precisamos desse olhar e de compartilhar vivências, fortalecendo a todos nós”, comentou.
Durante todo o mês, serviços da Rede Municipal de Saúde estão promovendo ações alusivas ao Setembro Amarelo. Estão sendo realizadas atividades nos Caps, nos hospitais, policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) com programações que incluem rodas de conversa, escuta qualificada, oficinas e dinâmicas em grupo.