Uncategorized

Agentes da Prefeitura e brigadistas voluntários combatem incêndios na APA Gericinó Mendanha

Agentes da Prefeitura e brigadistas voluntários combatem incêndios na APA Gericinó Mendanha




Em um fim de semana de calor intenso, com temperaturas próximas aos 40ºC, equipes da Guarda Municipal Ambiental de Nova Iguaçu e brigadistas voluntários controlaram dois incêndios florestais de grandes proporções na Área de Proteção Ambiental (APA) Gericinó Mendanha. Foram atingidos aproximadamente 80 hectares de vegetação.

O primeiro começou na madrugada de sábado (20), na região do Caonze, no Centro. O fogo avançou rapidamente em direção ao Cruzeiro no domingo (21). A baixa umidade do ar, as altas temperaturas e o relevo irregular aceleraram a propagação das chamas, que ameaçavam residências. Somados, o combate durou mais de 24 horas, com as chamas sendo completamente extintas na madrugada de segunda-feira (22).

“Conter o fogo foi um grande desafio devido à extensão das chamas. Além de se alastrarem rapidamente, estavam intensas. A união da Guarda Ambiental com os brigadistas foi, sem dúvida, essencial. Graças à atuação dos voluntários, conseguimos reduzir significativamente os impactos do incêndio”, diz Carlos Januzzi, agente da Guarda Municipal Ambiental e coordenador da Brigada Florestal.

O trabalho preventivo realizado anteriormente foi decisivo para o sucesso da operação. Nas últimas semanas, brigadistas abriram faixas limpas na mata e criaram estradas de acesso ao topo do morro, facilitando a chegada das equipes para contenção das chamas.

As secretarias municipais de Defesa Civil e Agricultura e Meio Ambiente oferecem, em parceria, cursos de formação para a Brigada Florestal voluntária. Em 2025, quatro turmas já foram formadas, e novas inscrições serão abertas em 2026, com divulgação pelos canais oficiais da Prefeitura.