Uncategorized

IFSP celebra acordo de cooperação com Cinemateca Brasileira e Estate Produções  – IFSP

Cerimônia realizada na Cinamateca marcou a abertura da 18ª edição do Festival Entretodos de Direitos Humanos 

Da esquerda pra a direita: Maria Dora Mourão – Diretora geral da Cinemateca; Rafael Scarazzati – Pró-reitor de Extensão e Cultura do IFSP; Jorge Grispum – Coordenador do festival Entretodos e Gabriela Souza de Queiroz – Diretora técnica da Cinemateca.A Cinemateca Brasileira sediou, nesta segunda-feira (16), a abertura da 18ª edição do Festival Entretodos de Direitos Humanos. O evento começou com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Cinemateca, o IFSP e a Estate Produções, responsável pela organização do festival. 

O documento foi assinado por Maria Dora Mourão, diretora-geral da Cinemateca; Gabriela Souza de Queiroz, diretora técnica da instituição; Rafael Alves Scarazzati, pró-reitor de Extensão e Cultura do IFSP; e Jorge Grinspum, representante da Estate Produções e coordenador do festival. 

Scarazzati destacou que a parceria vai além da mobilização de público e da participação de estudantes como espectadores. Segundo ele, o acordo prevê o desenvolvimento de cursos na área de audiovisual e conservação de acervo, a recuperação de equipamentos e a criação de projetos com bolsas para estudantes. 

Thiago Rodrigues Schulze, coordenador de Ações Socioculturais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PRX), reforçou a importância do engajamento dos campi em implantação, sobretudo na articulação com os territórios. 

O cerimonial contou ainda com a fala de Camila Coelho, gerente executiva da Spcine e egressa do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus São Paulo do IFSP. 

Participaram da cerimônia servidores da PRX, dirigentes de campi do IFSP já consolidados e de unidades em implantação, como São Miguel Paulista, São Vicente, Guarujá, Jardim Ângela e Cotia. Estudantes do curso técnico em Design Gráfico integrado ao Ensino Médio do Campus São Miguel Paulista também prestigiaram o evento, em atividade técnica. 

Após a assinatura do acordo, foi realizada a abertura oficial do Festival Entretodos, com a exibição dos filmes A lenda dos cavaleiros da água, de Helen Quintans; Cartas, de Regiane Pina; e Mutirão, o filme, de Lincoln Péricles. Em seguida, um debate reuniu as diretoras Helen e Regiane. 

Parceiro do festival desde 2017, o IFSP contribui para a difusão do cinema como espaço de debate e reflexão sobre os direitos humanos. Em 2025, 32 campi manifestaram interesse em participar da programação. Neste ano, a novidade é a ampliação das exibições para outros pontos das cidades, incluindo locais nos campi em implantação — como São Vicente, Guarujá, Carapicuíba, Cotia, Cidade Tiradentes e Jardim Ângela —, fortalecendo a aproximação do IFSP com os territórios e seus arranjos produtivos, sociais e culturais. 

A 18ª edição do Festival Entretodos segue até 6 de outubro de 2025. A depender da demanda dos campi, também poderão ser organizadas curadorias específicas com sessões em períodos posteriores ao festival. 

 Confira as fotos da cerimônia realizada na Cinemateca: