Uncategorized

Secretaria da Pessoa com Deficiência faz campanha de conscientização no MetrôRio – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Os agentes distribuíram materiais produzidos pelas equipes de Linguagem Simples dos Centros Municipais de Referência. Foto: Smpd

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), em parceria com o Núcleo de Diversidade do MetrôRio, realizou uma campanha simultânea de conscientização contra o capacitismo em cinco estações do metrô: Irajá, Maracanã, Central, São Conrado e Jardim Oceânico. A ação teve como objetivo levar informações e orientações sobre o tema aos usuários do transporte público.

Representantes da SMPD, incluindo usuários, familiares e profissionais, estiveram presentes nos pontos escolhidos. O público recebeu materiais produzidos pelas equipes de Linguagem Simples dos Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência (CMRPDs), além de conteúdos elaborados em parceria com a Fiocruz.

Segundo a subsecretária Heloísa Rocha, o combate ao capacitismo depende, sobretudo, da conscientização.

– Essa é uma oportunidade para refletirmos sobre as barreiras que ainda persistem em nossa sociedade e reafirmarmos que pessoas com deficiência são sujeitos de direitos, protagonistas de suas próprias histórias.

O mês de setembro marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, e reforça a importância de ações que ampliem a visibilidade sobre o tema. Para a SMPD, campanhas como a de hoje ajudam a desconstruir estereótipos, combater preconceitos e valorizar a diversidade humana.

Além de ressaltar que a deficiência é apenas uma característica, e não uma limitação, a pasta enfatizou que a inclusão plena só é possível com a eliminação de barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais.

Categoria:

  • 15 de setembro de 2025
  • Marcações: capacitismo Conscientização Metrô