A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou, nesta quinta-feira (11), as atividades do ‘Comitê de Combate à Tuberculose de João Pessoa’, o primeiro em nível municipal no estado da Paraíba. A iniciativa inédita representa um marco importante no fortalecimento das políticas públicas voltadas à prevenção, controle e tratamento da doença.
De acordo com a enfermeira do departamento de tuberculose e hanseníase da SMS, Micheline Mendes, a criação do comitê tem como objetivo garantir uma assistência mais eficaz, qualificada e abrangente, por meio de uma atuação multidisciplinar e integrada entre diferentes setores da gestão pública e da sociedade civil.
“Na Paraíba, esta é uma iniciativa inédita. Existia apenas o comitê estadual de combate à tuberculose e, agora, estamos estabelecendo o primeiro comitê municipal de todo o estado. Essa é uma conquista significativa, pois nos permitirá concentrar esforços nas ações de combate à tuberculose com uma abordagem que vai além a área da saúde, mas entendendo e trabalhando também a questão social”, destacou Micheline.
O comitê contará com a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), de setores da Rede Municipal de Saúde e de organizações da sociedade civil, que, em conjunto, atuarão com foco na identificação de áreas de aprimoramento e na busca por avanços significativos nas ações de enfrentamento à doença. O objetivo é garantir um trabalho conjunto que impacte diretamente a qualidade da assistência e o controle da tuberculose na Capital.
“Entre os principais eixos de atuação do comitê, está o fortalecimento do acesso aos serviços, o aprimoramento dos programas existentes e a ampliação do diagnóstico e do tratamento preventivo, como a ampliação da oferta do teste da Prova Tuberculínica, fundamental para o diagnóstico precoce da infecção”, explica Micheline Mendes.
O comitê se reunirá mensalmente, conforme definição prevista em seu regimento interno, que atualmente está em fase de análise. “Essa periodicidade permitirá a discussão constante dos desafios enfrentados pelos serviços de saúde e o desenvolvimento de estratégias para superá-los. Além disso, a criação do Comitê Municipal de Combate à Tuberculose reforça o compromisso da gestão com o enfrentamento de uma doença ainda negligenciada e fortemente associada a questões sociais, demandando um olhar sensível, técnico e colaborativo para garantir avanços concretos na saúde pública da Capital”, complementou a enfermeira.
Assistência contínua – A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas superiores e que se não for diagnóstica e tratada pode levar o doente a complicações e até mesmo a morte. Mas, apesar do alto grau de transmissibilidade, a doença tem cura e já no início do tratamento a transmissibilidade reduz consideravelmente. Além disso, o tratamento da tuberculose só é realizado na Rede Pública de Saúde.
Em João Pessoa, a tuberculose é tratada em todas as unidades de saúde da família (USFs) e nas Policlínicas Municipais do Cristo, de Mandacaru e das Praias. Além do tratamento, a SMS também oferta a Prova Tuberculínica (PT), exame para diagnóstico e monitoramento da doença, recomendado pelo Ministério da Saúde, para testagem daqueles que tiveram contato com outra pessoa com tuberculose.
Nesses casos, a pessoa que teve o contato deve procurar sua equipe de saúde da família de referência que realizará o encaminhamento, caso seja necessário, para a realização do exame. No dia e local determinado para o teste, o paciente deve portar documento de identidade com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).