Uncategorized

Prefeitura forma agentes para atuarem com rapidez e técnica nas ruas da Capital – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), formou 12 servidores no Curso Especializado Tático de Ações com Motocicleta e Escolta (CETAME). A solenidade de entrega dos certificados ocorreu na noite desta quarta-feira (3), na quadra da Praça Multiuso do Jardim Noroeste, na Região Urbana do Prosa.

A capacitação tem como objetivo preparar os agentes para integrar o Grupamento Especializado de Motopatrulhamento (GEMOP), conhecido pela agilidade no atendimento a ocorrências em áreas urbanas. Agora, os agentes da GCM estão prontos para ações táticas com motocicletas, escoltas e ocorrências de alto risco. Eles deverão atuar com atuarem com rapidez e técnica nas ruas de Campo Grande.

Segundo o secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga, a pasta tem priorizado a constante formação dos servidores. “Capacitar a Guarda Civil Metropolitana é um dos nossos principais compromissos para oferecer à sociedade um serviço de excelência. No passado, servidores atuavam sem o preparo adequado, o que colocava em risco até mesmo sua própria integridade. Hoje, temos profissionais capacitados, com conhecimento técnico e preparados para atender a diversos tipos de demandas, como passeatas, carreatas e outras ocorrências”, afirmou.

Ainda de acordo com Gonzaga, a formação do CETAME contempla conteúdos jurídicos, técnicos e voltados aos direitos humanos, preparando os agentes para situações de maior complexidade. O curso teve início com 33 participantes e, ao final, 12 foram aprovados com perfil adequado.

Durante a cerimônia, o inspetor Nogueira destacou a dedicação dos formandos, que cumpriram uma carga horária de 400 horas. “Concluir essa etapa comprova que a GCM conta com agentes corajosos, prontos para atuar em situações adversas com eficácia e profissionalismo. A seleção é rigorosa e exige preparo físico, psicológico e técnico. Para aprovação na parte prática de motocicletas, por exemplo, a nota mínima é 7 em uma escala de 0 a 10”, explicou.

O orador da turma e formando, GCM Wilber Niza dos Santos, falou sobre o sentimento de conquista em sua trajetória profissional. “Concluir um curso como este é como vencer uma batalha. No primeiro dia, quando chegamos aqui, nossas ambições também cresceram. Sabíamos que seria difícil — e realmente foi. Foram dias intensos, com treinamentos exigentes, mas conseguimos superar os desafios e alcançar a vitória. Estar com nossos familiares neste momento de evolução é uma felicidade imensa”, declarou.

Estrutura e conteúdo do CETAME

A capacitação aborda uma série de práticas e conhecimentos específicos, incluindo:

Técnicas de pilotagem e manobras com motocicletas;

Gerenciamento de crises, defesa pessoal e atuação em ocorrências de risco (como tentativas de suicídio);

Instruções de CQB (Close Quarters Battle) para intervenção em ambientes confinados;

Formação para escoltas especializadas, como deslocamento de autoridades, ambulâncias e transporte de órgãos;

Testes de resistência em ambiente aquático, com etapas realizadas na Lagoa Itatiaia;

Treinamentos focados na integração e no trabalho em equipe, fundamentais para a atuação do grupamento.

Sede do GEMOP e ampliação da frota

Em maio de 2024, a Prefeitura inaugurou a sede própria do Grupamento Especializado de Motopatrulhamento (GEMOP), localizada no bairro Jóquei Clube, na Região Urbana do Anhanduizinho. Criado oito meses antes da inauguração, o GEMOP completa em 2025 dois anos de atuação.

Com a nova estrutura, a equipe passou a oferecer um atendimento mais ágil e eficiente à população. Atualmente, o grupamento conta com 37 servidores e 20 motocicletas, atuando principalmente em chamadas recebidas pelo canal 153.

A sede foi reformada pelo setor de obras e manutenção da GCM, com recursos da Prefeitura e mão de obra de oito guardas civis. As melhorias incluíram pintura interna e externa nas cores da corporação, instalação de placa de identificação, reparos na rede de esgoto, troca de lâmpadas e adequações no alojamento, com camas, cadeiras, mesas para recepção e outros móveis pertencentes à instituição.

Já em abril de 2025, a GCM recebeu o reforço de 14 novas motocicletas 0 km, modelo BMW 850 cilindradas. Do total, 12 foram destinadas ao GEMOP e duas ao setor de Trânsito. A nova frota proporciona mais mobilidade e segurança no atendimento às demandas urbanas, além de fortalecer a fiscalização e a atuação da Guarda em toda a Capital.

#ParaTodosVerem As imagens mostram a solenidade de formatura do curso, entregas de certificados e discursos dos participantes.