A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio do Departamento de Educação Infantil (DEI), abriu, nesta quarta-feira (3), a exposição ‘Interseção entre Arte, Natureza e Infância’, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro Altiplano. O evento faz parte da programação do 5º ‘Festival de Arte na Primeira Infância’ (Fapi). As artes produzidas pelos alunos irão ficar expostas até o mês de novembro.
“É sempre uma alegria renovada poder encontrar esses profissionais de educação infantil do município de João Pessoa pela criatividade, pelo cuidado, pelo protagonismo que a gente vem plantando dentro das nossas unidades com essa criançada. A gente está trazendo também a aprendizagem do dia a dia para que esses meninos sejam adultos diferentes, possam competir de igualdade com os alunos que estão nas escolas privadas, que é essa a orientação do nosso prefeito Cícero Lucena”, disse a secretária de Educação e Cultura da Capital, América Castro.
A abertura aconteceu com uma apresentação artística feita pelas crianças do Ninho do Saber El Shaday no hall de entrada onde fica a grande tela ‘No Reinado do Sol’, do artista paraibano Flávio Tavares.
As obras produzidas pelas crianças, com ajuda das professoras, estabelecem uma interseção entre arte, natureza e infância ressignificando o mundo, transcendendo simbolicamente, através das interações com seus contextos, identificando, recriando e criando memórias, imagens e representações.
A diretora do Departamento de Educação Infantil, professora doutora Maria Sonaly Machado de Lima, se emocionou ao falar sobre este momento. “É dar vez e voz às crianças e aos profissionais que muitas vezes são esquecidos nas unidades e que fazem um trabalho tão qualificado quanto qualquer outra instituição de educação do Brasil”, falou com a voz embargada.
As unidades de Educação Infantil vivenciaram experiências mediadas por artistas e profissionais da Educação Infantil do município de João Pessoa. Um intercâmbio entretecendo a arte com a natureza e a infância.
As crianças do Ninho do Saber Maestro Pedro Santos, em Mangabeira VIII, Júlia Marilene, Levi Santos e Fernando Davi, produziram uma arte que mostra a poluição dos mares.
“Foi feita uma recriação da tela da artista paraibana Analice Uchôa, ‘A ilha do lixo’, que fala sobre a poluição dos mares. Aí a gente utilizou garrafa pet, tudo reciclado, casca de ovo, sacolas, tudo para falar sobre a importância do reciclar, de não poluir as águas. Esse é um momento de inclusão, de fazer parte da sociedade, de trazer a criança para um meio da cultura, da natureza e da conscientização”, explicou a professora Francisca Morais.
O diretor da Estação Cabo Branco, Olié Martins, também esteve presente na abertura da exposição e falou da alegria em receber mais um evento no local. “A Estação Cabo Branco está de portas abertas para receber esses belos trabalhos feitos por essas crianças em nossas unidades de Educação Infantil. As obras ficarão expostas no segundo andar da torre de vidro. Aqui, nós funcionamos de terça a domingo, das 9h às 18h”, relatou.