Uncategorized

Complexo Hospitalar de Mangabeira inaugura novo espaço ecumênico para pacientes, servidores e familiares

O Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM) ganhou um novo espaço ecumênico voltado aos pacientes, familiares e servidores da unidade de saúde. Trata-se da Capela Santa Maria, que foi inaugurada, na tarde desta terça-feira (2), pelo prefeito Cícero Lucena, e tem capacidade de abrigar uma média de 40 pessoas em cada celebração. O momento foi marcado por uma celebração católica, que reuniu fé, devoção e gratidão.

Ao lado da primeira-dama Lauremília Lucena, o prefeito ressaltou que o novo espaço representa um santuário de oração, esperança e fortalecimento espiritual, destinado a acolher pacientes, familiares e profissionais de saúde que buscam conforto e paz em meio às dificuldades. “Expressamos nossa alegria, pois acreditamos que, ao abraçar uma ação ou missão, e sempre colocar Deus e Maria à frente, renovamos nossa esperança e confiança. Este local é um refúgio, um espaço de oração e reflexão, onde aqueles que se sentem cansados, amargurados ou sofridos podem encontrar consolo e dialogar com Deus, a fim de superar os desafios da vida”, destacou.

O secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira, disse que o CHM é uma unidade onde chegam várias pessoas de forma imprevista para tratar de acidentes, doenças graves e agora ganham um espaço de fé. “A nossa nova capela é um espaço onde as pessoas podem se consolar, se organizar e se confortar, na esperança que seus entes queridos sejam recuperados no quesito saúde”, pontuou.

De acordo com o diretor-geral do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Felipe Medeiros, a Capela Santa Maria, além de ficar aberta 24 horas, todos os dias, também irá receber celebrações e missas, seguindo uma programação. Ele reforçou o caráter espiritual e cristão do espaço inaugurado para acolher tanto os usuários da unidade quanto os profissionais que trabalham.

“Oferecemos um ambiente que proporcione refúgio, carinho, paz e tranquilidade, onde se possa orar e sentir-se acolhido. A instituição tem o dever humano de proporcionar esse espaço a pacientes, servidores e familiares. Considerando o elevado fluxo de pessoas no hospital – aproximadamente 200 pacientes internados e 1700 funcionários – a criação desse ambiente é crucial, permitindo que todos se conectem com sua fé em um local reservado”, acrescentou.

A nova capela do Complexo Hospitalar de Mangabeira ganhou o nome ‘Santa Maria’ em alusão à antiga denominação de uma maternidade que funcionava no local. A Pastoral da Saúde esteve presente à solenidade de inauguração da nova capela e destacou sua importância para a sociedade. “Como temos uma grande missão de evangelização aqui no Complexo, esse novo espaço veio para realizar um sonho antigo da Pastoral da Saúde, que pedimos a Deus e agora ele nos agraciou”, frisou Esmeralda de Miranda, coordenadora da Pastoral da Saúde.

A celebração católica foi presidida pelo padre Marcelo Monte e reuniu dezenas de fiéis católicos. “Eu fico muito emocionado em saber que a gente, em um momento de enfermidade, onde a nossa fé muitas vezes fica sob provação, ter uma capela para orar, cuidar dessa parte espiritual. O hospital está realmente de parabéns por proporcionar um local como esse”, declarou Regina de Lourdes, que estava acompanhando uma paciente no Complexo Hospitalar de Mangabeira.