1 de setembro de 2025
12:15
Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba segue investindo nas ações de segurança do trabalho e no aprimoramento dos procedimentos técnicos. A medida mais recente é a compra de quatro novos equipamentos autônomos de respiração de ar comprimido.
Cada dispositivo possui cilindro em fibra de carbono, 300 BAR de pressão, capacidade de 6,9 litros, incluindo maleta para transporte e máscaras faciais com filtros. O equipamento será usado durante as trocas das mangueiras dos cilindros com o cloro, utilizados nas estações de tratamento da água (ETAs). Os novos conjuntos vêm a somar com os já existentes nas ETAs Cerrado, Vitória Régia e Éden.
“A aquisição de mais equipamentos autônomos de respiração garante a eficácia das providências tomadas em tais situações, além de resguardar a integridade física dos servidores envolvidos na ação”, explica o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Glauco Fogaça.
Nas ETAs utiliza-se a oxidação por aplicação de cloro, que é um gás de alto poder oxidativo, tornando-se extremamente tóxico à saúde humana se inalado. Na ETA Vitória também é utilizado outro oxidante forte, o ozônio, que, assim como o cloro, é tóxico quando inalado.
Mais aquisições
Em 2021, a autarquia já havia realizado a compra de 76 estroncas mecânicas. Os equipamentos servem para escoramento e manutenção da estabilidade de taludes, proporcionando mais segurança e agilidade aos procedimentos técnicos executados pela autarquia em valas e escavações.
Em 2022, houve a compra de quatro escoramentos blindados. Esse tipo de equipamento permite soluções rápidas e eficientes no trabalho em valas e na contenção de solo, proporcionando sempre mais segurança e agilidade aos procedimentos técnicos, sobretudo, em escavações.
Treinamentos
Os treinamentos são partes integrante dos investimentos da autarquia em ações contínuas de segurança para seus profissionais, proporcionando, sempre, a excelência dos procedimentos técnicos, prevenção máxima a acidentes e qualidade nos serviços prestados à população.
As iniciativas abrangem treinamentos continuados sobre Primeiros Socorros, Normas Regulamentadoras – NR 05 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa); NR 10 Curso complementar – Reciclagem (Segurança no sistema elétrico de potência e em suas proximidades); NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio; NR 18 – Valas e Escavações; NR 33 – Espaço Confinado – Formação e Reciclagem e NR 35 – Trabalho em altura – Formação e Reciclagem, além da Brigada de Incêndio. Ao todo, são mais de duas mil e quinhentas certificações no período de 2021 até hoje, deste o início da atual Gestão.
“O Saae/Sorocaba busca sempre a máxima segurança dos seus servidores, bem como entende que a capacitação profissional continuada é fundamental à realização dos procedimentos necessários durante a jornada de trabalho, promovendo, igualmente, a excelência dos serviços prestados à população”, afirma o diretor-geral da autarquia.
As capacitações são planejadas, em um primeiro momento, na exposição de todo o conteúdo teórico, com aplicação de prova. Depois tem a parte prática, nas unidades do Saae/Sorocaba, com a participação de trabalhadores operacionais, engenheiros e equipes administrativas, além de representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (SSPMS) e do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest).