O mês de setembro marca a conscientização para a importância do cuidado com a saúde mental, prevenção ao suicídio e valorização à vida. Nesse sentido, na rede municipal de saúde, a campanha ‘Setembro Amarelo’ será trabalhada de forma integral nos serviços, com foco nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS).
“Cuidar da saúde mental é fundamental para manter uma vida saudável e equilibrada nos aspectos biopsicossociais. Nesse contexto, o ‘Setembro Amarelo’ dá visibilidade a importância do cuidado de saúde mental, despertando reflexões na sociedade sobre o tema. Por isso, na rede municipal de saúde, o tema será trabalhado de forma integral não apenas nos serviços específicos, mas em toda a rede, em todos os serviços, seja unidade de saúde, policlínica ou hospital”, destaca a gerente do departamento de saúde mental da SMS, Alessandra Gomes.
Para abrir a programação do mês, nesta segunda-feira, dia 1° de setembro, o CAPS Caminhar, no bairro Jardim Cidade Universitária, realizará a partir das 14h uma atividade de musicoterapia onde abordará sobre a importância da esperança e de apoio, por meio de técnicas de composição e poesia. Ao longo do mês os demais Centros também realizarão atividades com ações de autocuidado, reflexão acerca de temas relacionados a saúde mental, rodas de conversas com usuários, familiares e população em geral, além de oficinas terapêuticas com música, pintura e poemas.
Além dos serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de João Pessoa, os demais serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão realizando ações ao longo do mês de setembro para falar sobre saúde mental. Nas unidades de saúde da família (USFs) e policlínicas municipais, as salas de espera contarão com a realização de rodas de diálogo e palestras acerca do tema. Hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs) também realizarão atividades alusivas ao Setembro Amarelo.
Setembro Amarelo – O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. Atualmente, essa é a maior campanha antiestigma do mundo e, este ano, o lema permanece sendo “Se precisar, peça ajuda!”.
Confira a programação dos CAPS:
- CAPS AD III – DAVID CAPISTRANO – TAMBAUZINHO:
Atividade com equipe de psicologia com reflexões sobre a vida e o viver (02/09); Oficina de autocuidado e valorização da vida (16/09); ao longo do mês, oficinas de musicoterapia.
- CAPS GUTEMBERG BOTELHO – BAIRRO DOS ESTADOS:
Roda de diálogo e leitura de poemas com as equipes de psicologia, residentes e educadores sociais (10/09).
- CAPS INFANTO JUVENIL CIRANDAR – TAMBIÁ:
Oficinas e palestras em escolas da rede municipal de ensino: Escola Celestim Malzac (11/09), Tharcilla Barbosa da Franca (18/09), Monsenhor João Coutinho (19/09).
- CAPS CAMINHAR –CIDADE UNIVERSITÁRIA:
Oficina de musicoterapia (01 e 09/09); oficina artística (09/09); rodas de conversa com familiares dos usuários (09/09); roda de conversa e dinâmica reflexiva com foco no papel da enfermagem para o cuidado com a saúde mental (15/09); atividade externa com visita à Usina Cultural Energisa (16/09); oficina artística e musical (17/09); roda de conversa sobre autocuidado e autoestima (18/09); oficina de musicoterapia (18 e 26/09); dinâmica com usuários e familiares (18/09); palestra voltada aos profissionais dos serviços de saúde mental (25/09, 8h, local ainda sendo definido).