Uncategorized

Com apoio da Prefeitura, mulheres celebram ‘Agosto Lilás’ participando de remada na Praia do Bessa

A chuva no começo da manhã desta sexta-feira (29) deu lugar ao sol para saudar a ‘Remada Lilás’, evento que fez parte da programação do Agosto Lilás, campanha dedicada à conscientização e combate à violência contra a mulher. A iniciativa foi realizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, por meio do Comitê de Combate à Violência contra a Mulher, em parceria com a empresa Origens e apoio da Prefeitura de João Pessoa, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB) e Defensoria Pública da Paraíba.

Nena Martins, secretária executiva de Comunicação de João Pessoa (Secom-JP) e integrante do Comitê de Combate à Violência Doméstica do Grupo Mulheres do Brasil, ressaltou que a ‘Remada Lilás’ é um evento simbólico, mas que empodera as mulheres. “É sempre muito importante falar sobre a violência contra as mulheres, uma pauta que infelizmente tem vindo muito à tona devido ao aumento de casos. A nossa luta é para conscientizar a população e acabar com esses ciclos de violência contra as mulheres”, destaca.

Para Juliana Dantas, secretária executiva de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), o evento é extremamente importante, pois busca dar visibilidade ao tema. “Nesse mês, que é celebrado em razão do aniversário da Lei Maria da Penha, a gente busca dar visibilidade ainda mais à pauta das mulheres e busca exatamente ocupar todos os espaços com a pauta do combate à violência contra as mulheres. Então, ele é muito importante dentro dessa organização”, frisou.

Antes de entrar no mar, as participantes tiveram um momento de compartilhamento e também orientações sobre como utilizar uma canoa havaiana. “Nós ficamos muito felizes e essa parceria já vem no quarto projeto. A gente se realiza porque as causas sociais são causas importantes para a Origem. Nós, como canoa havaiana, temos um senso de comunidade e essa comunidade se estende a nossa sociedade. Então, faz parte do nosso papel estar contribuindo para essas ações, contribuir para que essas mulheres recuperem sua autoestima”, afirmou Marcela Tozzi, sócia-proprietária da empresa Origens.

Superando a violência – Uma das participantes da ação, a assistente social Helena Cavalcante, conta que sua experiência foi familiar, no convívio com os avôs. “Na época foi bem difícil pra ela se desvencilhar da situação e pra gente também, porque a consequência da violência envolveu também os filhos e netos”. Ela conta que os danos se refletiram na escola. “Quando eu chegava na escola, ficava calada, era considerada uma criança tímida, desatenta. Fiz muita terapia, minha avó também, pra entender todo esse sistema, porque ele não deixava de ser meu avô”, explicou.

Yara Guimarães foi outra participante e considera que esses eventos são importantes pra que as mulheres celebrem suas conquistas e superações para conseguirem romper o ciclo de violência. “Essa relação com as outras mulheres me fortaleceu e me ajudou a sair de uma relação abusiva e, ainda, conseguir ajudar outras mulheres. Esses eventos nos fortalecem nessa jornada de ajuda e acolhimento”, revelou.

Agosto Lilás – A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) segue com a programação do ‘Agosto Lilás’ na próxima semana. Na terça-feira (2), acontece uma formação para agentes comunitárias de saúde e técnicas sociais. Já na quarta-feira (3), o encerramento das atividades será com o lançamento do ‘Microcrédito para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica’, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest).

Telefones de denúncia para casos de violência contra a mulher:
190 – Polícia Militar;
153 – Guarda Municipal e Ronda Maria da Penha;
197 – Polícia Civil;
180 – Central de Atendimento à Mulher.