Uncategorized

Caravana do Cuidar realiza 385 atendimentos na comunidade Boa Esperança

A manhã desta sexta-feira (29) foi especial para os moradores da comunidade Boa Esperança, que receberam a Caravana do Cuidar. A ação, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), em parceria com o Projeto TV Correio nos Bairros, levou uma série de serviços gratuitos e facilitou o acesso a atendimentos essenciais bem perto de casa.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Diego Tavares, destacou o trabalho conjunto entre as secretarias e instituições parceiras para garantir que a população seja atendida com qualidade. “Construir e cuidar da cidade, e das pessoas que vivem nela, é algo que ninguém faz sozinho. Por isso, essa parceria é tão importante. O prefeito Cícero Lucena, o prefeito Leo Bezerra e a primeira-dama Lauremília têm como prioridade levar os serviços até a população. Hoje, aqui, estamos cuidando das pessoas”, afirmou.

A solicitação da Caravana partiu do pastor Cláudio Santos, que atua na comunidade com diversos projetos sociais. “Boa Esperança é uma comunidade carente, não só de documentos, mas de ações sociais e, principalmente, de amor e cidadania. Por isso, fizemos o convite para a Caravana. É um complemento ao trabalho que já realizamos aqui”, disse o pastor, que coordena ações como distribuição de sopa, apoio a 120 famílias e parcerias com programas de combate à fome.

Para os moradores, a presença da Caravana do Cuidar representa mais facilidade e economia de tempo. Camila Fernandes, moradora da comunidade, aproveitou vários serviços. “Atualizei meu cadastro na Energisa para ter o desconto de baixa renda, conferi o CadÚnico e levei minhas filhas ao dentista. É muito bom porque é perto de casa, não precisa pegar transporte”, contou.

Defesa Civil – Nesta edição, a Defesa Civil passou a integrar as ações, cadastrando moradores no sistema de alertas preventivos. Segundo Rita de Cássia, chefe da seção de assistência social do órgão, informou que isso é essencial para áreas de vulnerabilidade estrutural, como Boa Esperança. “Queremos que os moradores recebam os alertas e saibam como agir em situações de risco, especialmente em períodos de fortes chuvas”, explicou.

Atendimentos – Ao todo, foram realizados 385 atendimentos na comunidade, contemplando serviços como emissão de Cartão SUS (40), corte de cabelo (60), aferição de pressão arterial (45), glicemia (40), auriculoterapia (30), atendimento médico (27), defensoria pública (25), castração de animais (20), cadastro e atualização no CadÚnico (20), serviços da Energisa (5), entre outros.

A Caravana do Cuidar segue levando inclusão, cuidado e cidadania para diversas regiões da cidade, sempre reforçando que o acesso a direitos deve estar cada vez mais próximo de quem mais precisa.