29 de agosto de 2025
11:54
Por: Roberto Menna/ Secom
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da equipe da Secretaria do Turismo (Setur), compareceu na quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Tratou-se de momento histórico para o turismo paulista, pois em sessão extraordinária foram aprovados projetos de lei que concedem o título de Município de Interesse Turístico (MIT) para 70 cidades do Estado, entre elas Sorocaba, que passará a receber o valor anual de R$ 800 mil para investimentos no setor.
O secretário de Turismo, Hudson Pessini, representou o prefeito Rodrigo Manga na ocasião e comemorou a aprovação do projeto. “O MIT é uma cidade reconhecida pelo Estado como possuidora de grande potencial turístico, com atrações de caráter permanente e uso público, e com infraestrutura básica para receber visitantes. Essa classificação permite que o município receba apoio e investimento do estado para desenvolver o turismo, promover suas atrações e melhorar a qualidade de vida da população local”, explica Hudson.
Os MITs são cidades com grande potencial turístico, representadas pela Associação dos Municípios de Interesse Turístico (Amitesp), que recebem apoio do estado para desenvolver projetos na área. “Foi uma luta de uma década, mas Sorocaba, a partir de 2026, receberá verba para investimentos em turismo, o que vai gerar mais emprego, renda e contribuirá para o crescimento da cidade”, finaliza Hudson.
As propostas foram assinadas coletivamente por 92, dos 94 parlamentares da Alesp, incluindo aqueles de Sorocaba. Também esteve presente no plenário o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, e presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Luís Santos.